Câmara aprova “Parque Ecológico”
Câmara de São Gonçalo realiza sua última reunião ordinária em 2021 e aprova criação do “Parque Ecológico Municipal”
No dia 2 dezembro, aconteceu a última reunião ordinária de 2021, da Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo quando foi aprovado o Projeto de Lei nº 31/2021, que “cria o Parque Ecológico Municipal”.
Com a aprovação a cidade poderá agora ter um local de lazer em meio a natureza que, além de oferecer bem estar para a população poderá ainda apresentar aos visitantes o potencial ambiental da cidade.
Segundo o projeto aprovado o Parque Ecológico terá área total estimada de 75 ha (hectares).
Conforme a prefeitura no local serão implantadas toda infraestrutura como: sanitários públicos, trilhas para caminhadas ecológicas, pistas de corrida e caminhada, espaço para exposições culturais e artísticas, dependências para administração e outros equipamentos sociais.
O parque deverá contar ainda com medidas de segurança contra incêndio e também de segurança da integridade física dos transeuntes e visitantes, além de estrutura de monitoramento e vigilância 24 horas.
O executivo informou ainda que a proposta foi embasada em estudos da consultoria da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), através do Instituto de Gestão Territorial e Geotecnologias (Igtec).
Presidente faz balanço do ano
Ainda durante a última reunião, em seu discurso, o Presidente da Câmara, vereador Diego José Ribeiro, julgou como positivo este primeiro ano de sua gestão. “Aprovamos projetos de melhorias para o nosso município; ingressamos com várias indicações também de melhorias para toda a população, totalizando 808 realizadas por nós, vereadores.
Promovemos também palestras de conscientização, como o Agosto Lilás, o Setembro Amarelo, o Outubro Rosa, o Novembro Azul, entre outras atividades”, declarou. Além disso, lembrou que 2021 foi um ano de muitas restrições e desafios devido à pandemia da Covid-19, “o que muitas vezes nos impossibilitou de fazer um trabalho mais próximo à população. E, por isso, parabenizo o empenho e dedicação de cada vereador”, afirma. O presidente aproveitou a oportunidade para desejar antecipadamente a todos um Feliz Natal e um próspero Ano Novo repleto de realizações.
Relatório das atividades legislativas 2021
Reuniões Ordinárias: 20; Reuniões Extraordinárias: 01; Reuniões Solenes: 01.
Presenças dos Vereadores nas Reuniões Ordinárias: Cássio Túlio Rodrigues Silva: 19; Diego José Ribeiro: 20; Eloísio Raimundo dos Santos: 20; Fabio Justino Alves: 20; Flávio Silva de Oliveira: 18; Gladston Marcelo de Castro: 20; Marcos Antônio Bicalho: 20; Marlon Tulio Pessoa Costa: 20;Otavio Isidório Teixeira: 19.
Faltas: Otávio Isidório Teixeira: 01; Cássio Túlio Rodrigues Silva: 01; Flávio Silva de Oliveira: 02.
Proposta de emendas: 27; Aprovadas: 16; Rejeitadas :04; Arquivadas: 07
Indicações dos vereadores: Cássio Túlio Rodrigues Silva: 72; Diego José Ribeiro: 30; Eloísio Raimundo dos Santos: 10; Flávio Silva de Oliveira: 72; Fábio Justino Alves: 99; Gladston Marcelo de Castro: 168; Marlon Túlio Pessoa Costa: 20; Marcos Antônio Bicalho: 276; Otávio Isidório Teixeira: 48;
Indicações em conjunto: Diego José Ribeiro e Fábio Justino Alves: 01; Gladston Marcelo de Castro e Fábio Justino Alves: 05; Diego José Ribeiro, Eloísio Raimundo dos Santos, Fábio Justino Alves, Flávio Silva de Oliveira, Gladston Marcelo de Castro e Marlon Tulio Pessoa: 01; Todos os vereadores: 02.
Projetos de Lei do Executivo: Apresentados: 37; Aprovados: 36; Projeto de Lei Complementar: 02; Aprovados: 02.
Projetos de Lei do Legislativo: 16. Mesa Diretora: 02; Cássio Túlio Rodrigues Silva: 10;Flávio Silva de Oliveira: 02; Fábio Justino Alves: 01; Cássio Túlio Rodrigues Silva, Marcos Antônio Bicalho e Otávio Isidório Teixeira: 01; Rejeitados: 04; Aprovados: 05; Em tramitação: 06.
Projeto de Resolução: 02; Aprovados: 01. Resoluções: 01; Rejeitados: 01. Portarias expedidas pelo Presidente: 66 Moção de Pesar: 06 Moção de Aplausos: 03
Última moção do ano
Ainda no final da sessão, foi feita a entrega da moção de aplausos nº 03/2021 à Gizele Almeida, de autoria do vereador Marcos Antônio Bicalho (Kito-PSDB).
A neuropsicóloga e professora Gizele Almeida recebeu a homenagem das mãos do presidente do vereador Kito, pelas suas pesquisas e trabalhos desenvolvidos no município em prol de uma educação pública com equidade às crianças e jovens com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, mais conhecido como TDAH.
Detentora de um invejável currículo, Gizele, em seu discurso pediu aos edis que transformassem a homenagem que hora recebia, em políticas públicas a favor da educação, principalmente no que se refere ao trabalho voltado ao TDAH.