São Gonçalo poderá se tornar “Cidade Parque”
São Gonçalo poderá ter maior complexo de parques ambientais do estado
Com o objetivo de implantar uma política pública de viés ecológico e ambiental o prefeito Raimundo Nonato – Nozinho, coloca em pauta na linha de ações de sua administração dois projetos ambientais que podem colocar a cidade como detentora do maior complexo de parques ambientais do estado.
Um já virou lei, referente a criação do Parque Natural Municipal do Peti e outro, que cria o Parque Ecológico de São Gonçalo do Rio Abaixo tramita na Câmara Municipal e deverá ir à plenário no próximo dia 2 de dezembro.
Com essas duas estruturas, serão quase 600 hectares de área preservada destinada ao lazer, turismo e educação ambiental.
Parque Natural Municipal de Peti já é realidade
A Lei que cria o Parque Natural Municipal de Peti já foi publicada e o local, com área total estimada de 523 hectares, receberá investimento de mais de R$7 milhões para preparar o local para o uso e visitação.
Segundo a administração, o objetivo do parque é promover a qualidade de vida da comunidade e desenvolver e ampliar atividades e eventos culturais, artísticos, além de promover o ecoturismo.
Parque Ecológico Municipal
Comissões da Câmara Municipal dão parecer favorável
Já o Parque Ecológico Municipal teve seu projeto de lei aprovado pelas comissões pertinentes na Câmara Municipal, devendo o mesmo ir a votação no plenário no dia 2 de dezembro.
Dr. Bráulio Magalhães Fonseca, professor do Departamento de Cartografia da UFMG e coordenador do projeto de revisão do plano diretor do município, participou da reunião das comissões para falar sobre as desapropriações para criação do parque ecológico municipal.
Segundo Dr. Bráulio Fonseca, cada propriedade será analisada para definir o seu valor, que será também negociado com o proprietário. “Para chegar à negociação, é preciso passar pela apreciação e aprovação do projeto de lei”, explica. Dessa forma, todos serão procurados durante a etapa de trabalho de campo, e ressalta que as suas opiniões serão ouvidas, sendo possível fazer modificações no projeto que determina a área do parque.
Neste primeiro momento, de acordo com o professor, é necessário entender a importância do parque para o município. Com relação às propriedades vizinhas, o parque oferece a oportunidade de fomentar o empreendedorismo, além de sua segurança que será benéfica a todos ao seu redor.