Fórum das Águas: Evento acontece dia 19 de novembro

Microbacia do Córrego dos Coelhos será estudada na busca de sua revitalização, comissão se concentra nos preparativos para acontecimento hídrico do ano.

Diante o levantamento de tantos problemas que culminam com o assoreamento do Córrego dos Coelhos e consequentemente do Rio Santa Bárbara, foi proposto por vereadores e gestores do DAE e da Secretaria de Meio Ambiente a criação de um Fórum para ampliar o debate na busca de soluções, nascendo então o Fórum das Águas – que neste momento tratará da Microbacia do Córrego dos Coelhos.

Convidada a participar da organização do Fórum, a Câmara Municipal, através de seu presidente, vereador Gustavo Maciel, abraçou a ideia e colocou a Casa Legislativa à disposição da causa: “Uma das minhas bandeiras é o meio ambiente e principalmente a questão hídrica que nossa cidade vive, com constantes falta de água e atualmente convivemos ainda com o risco de rompimento de barragens que pode afetar toda nossa população, portanto não podemos ter hora melhor para ampliarmos esse debate”, disse o presidente que será o anfitrião do Fórum.

Em recente visita à micro bacia, equipe da Assessoria de Comunicação do Executivo esteve guiada pelo vereador Rael Alves, morador da região, promovendo filmagens de todas as nascentes contribuintes do Córrego dos Coelhos.

Durante trabalho, a equipe ouviu moradores antigos da localidade que relataram sobre a queda no volume de águas dos nascedouros, outrora volumosos e falaram da tristeza de verem inúmeras nascentes secarem.

O levantamento é parte do trabalho que está sendo desenvolvido para ser apresentado durante um painel no Fórum das Águas.

Já no dia 26 de outubro, a Comissão organizadora se reunião na sede do legislativo quando fecharam a lista de palestrantes, debatedores e convidados.

A reunião contou com a presença do vereador Gustavo Maciel, presidente da Casa Legislativa, do vereador Thiago Titó, do diretor do DAE José Afonso Martins e do servidor da autarquia Lucas Bicalho, do Secretário Municipal de Meio Ambiente, Samuel Domingos e do Assessor de Comunicação do Executivo Municipal, Geraldo Dindão Gonçalves.

I° FÓRUM DAS ÁGUAS – “MICROBACIA DO CORRÉGO DOS COELHOS”

Objetivo: Apresentar a realidade da Microbacia do Córrego dos Coelhos e buscar soluções para sua revitalização, buscando, além da sua recuperação ambiental, proteger e melhorar a condição de captação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Pacas, onde é a foz desse curso dágua com o Rio Santa Bárbara.

Data: 19 de novembro de 2021

Horário: 8h00 às 17h
Local: Câmara Municipal de João Monlevade

Programação

8h30 – Recepção – Ambientação

1° Bloco

9h às 9h20 – Abertura
9h20 às 11h – Painel / Contextualização
Apresentação da atual situação da Microbacia.
Responsáveis – DAE – SEMMA – ACOM
Especialistas na área de recursos hídricos discorrem sobre os problemas apresentados pelo painel.
Convidados: CBH Piracicaba; CBH Doce; Age-Doce; UEMG; UNIFEI; UFOP

11h às 11h30 – Participação dos convidados presentes na plateia com inscrição de perguntas dirigidas aos palestrantes
11h30 às 13h – Livre – Almoço

2° Bloco

13:30 h às 16h – Momento de construção / Trabalho em grupos
Os convidados divididos em quatro grupos, assessorados pelos palestrantes, discutem sobre o problema e constroem propostas para a solução da Bacia dos Coelhos.

3° Bloco

16h às 17h – Apresentação dos grupos.

Os grupos apresentam as propostas que irão compor o protocolo de ações e metas para a recuperação da Microbacia do Córrego dos Coelhos.

17h – Encerramento

Convidados
•Arcelor Mittal •Vale •MCI •Prefeito e vice prefeito de João Monlevade •Polícia Militar do Meio Ambiente •Câmara dos Vereadores •UEMG •UFOP •DOCTUM •UNIFEI •Representantes das comunidades dos bairros Cachoerinha; Boa Vista e Cidade Nova.
Organização: •DAE- Departamento de Águas e Esgoto; •Prefeitura de João Monlevade (Secretaria Municipal de Meio Ambiente); •Câmara Municipal de João Monlevade.

tp

Related post