Minério em Rio Piracicaba até 2027
Minério: Reservas atuais declaradas para Morro Agudo / Água Limpa vão até 2027
Vale responde questionamentos do Tribuna sobre vida útil das minas piracicabenses e alteamento de barragens
Que minério só fornece uma safra todo mundo já sabe, entretanto o que as populações que vivem sob o pó e a lama dessa atividade econômica não sabem é quando, verdadeiramente, essa safra findará. Em algum momento essas populações são tomadas por “boataria”, ou hoje “fakenews”, alarmando sobre o fim da exploração, gerando especulações diversas.
Nesses três últimos meses a cidade de Rio Piracicaba foi tomada por um desses boatos – não é a primeira vez. A “fake” apontava os ano de 2022/2023 como o último suspiro de um mina que já está aberta desde os anos 60.
Diante as especulações o Tribuna do Piracicaba – A Voz do Rio, procurou a empresa para esclarecer os fatos conforme segue:
Tribuna do Piracicaba – A empresa estaria encerrando as atividades na cidade de Rio Piracicaba? O minério de Morro Agudo / Água Limpa teria se exaurido? O que de fato está acontecendo?
Vale – Com base na última Declaração de Reservas emitida no dia 23/03/2021, a mina de Água Limpa/Morro Agudo tem uma reserva declarada de 54 milhões de toneladas, o que projeta uma vida útil até 2027 de nossa operação. Vale destacar que, continuamente, realizamos estudos e pesquisas que visam ao refinamento do conhecimento geológico, geotécnico e ao estudo da viabilidade econômica da mina, segundo premissas de mercado, como o preço e demanda, por exemplo, questões estratégicas, tais quais o custo de extração, licenciamentos críticos, avanços tecnológicos e socioambientais, e legislações aplicáveis, as quais podem mudar, sensivelmente, as projeções de vida das minas, aumentando ou reduzindo os recursos e reservas e, definindo, por consequência, a longevidade do empreendimento.
Tribuna do Piracicaba – Sobre o alteamento da Barragem do Diogo – poderia informar sobre essa obra? qual o motivo dessa obra já que circula informações que as atividades de extração estariam com dias contados?
Vale – A Vale atua ativamente para melhorar a eficiência dos seus processos e a sustentabilidade dos seus negócios, investindo em soluções que possibilitem a continuidade operacional das suas unidades. Nesse contexto, será realizado o alteamento da barragem Diogo, na Mina Água Limpa. Essa obra tem o objetivo de aumentar a capacidade do reservatório e ampliar a vida útil da estrutura, possibilitando a manutenção dos empregos e impostos gerados pela operação da unidade.
A barragem Diogo foi construída pelo método jusante e é a principal estrutura utilizada para conter o rejeito fino gerado pelo processo de beneficiamento do minério de ferro produzido na Mina Água Limpa, unidade localizada nos municípios de Rio Piracicaba e Santa Bárbara (MG). Por meio do alteamento, já previsto no projeto original da estrutura, a barragem ganha longevidade para continuar operando.
As obras de alteamento da barragem Diogo, que contemplam ainda adequações do sistema extravasor e do canal de restituição, iniciaram em setembro de 2021, com previsão de conclusão em abril de 2022. Serão gerados cerca de 100 vagas de emprego temporárias, com priorização de mão-de-obra local. A Vale adotou as melhores práticas de engenharia e de segurança para preservar a integridade da estrutura, dos empregados e da comunidade.
A barragem Diogo tem Declaração de Condição de estabilidade (DCE) positiva, recebe Inspeções rotineiras de campo e monitoramento permanente por uma série de instrumentos e pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG). A estrutura tem Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) implementado, com rotina mensal de testes de sirenes e realização de simulados.