Peti será Parque Municipal
Prefeitura envia para Câmara, Projeto de Lei que cria Parque Natural Municipal
De Inciativa do governo, a proposta protege nascentes, fauna, flora recursos naturais além de transformar a área em centro de excelência ambiental e pesquisa
O prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo, Raimundo Nonato Barcelos (Nozinho- PDT), enviou para a Câmara Municipal, o Projeto de Lei que cria o Parque Natural Municipal do Peti.
A iniciativa é um passo importante para São Gonçalo na área de Meio Ambiente, Sustentabilidade e educação ambiental. A Lei autoriza o município a firmar instrumento próprio de concessão ou comodato de uso da área com a Cemig, detentora do espaço.
O objetivo do Projeto de Lei 027/2021, é garantir, através da gestão ambiental, a recuperação e preservação de fragmentos florestais, flora em geral e fauna. Além disso a proposta busca proteger as matas ciliares, áreas de preservação permanentes, recuperação de áreas degradadas, desenvolver e ampliar atividades de educação ambiental, preservar recursos hídricos, serras, conservar o patrimônio histórico e as nascentes.
A iniciativa, conforme o Projeto de Lei, também promove o turismo científico, a realização de pesquisas nas áreas de Ciências Biológicas, Geociências e Ciências Ambientais e promover a qualidade ambiental do município.
Conforme o prefeito Nozinho, Parque Natural Municipal do Peti é um compromisso do município com o meio ambiente, preservação e realização de pesquisas. “Com o parque, nosso município assegura a preservação da área, estimada em 523 hectares e que é um local extraordinário, com matas, animais silvestres, nascentes, recursos hídricos e é ideal para a educação ambiental, e desenvolvimento científico em defesa da vida e do meio ambiente”, destaca Nozinho.
Câmara de São Gonçalo: Comissões dão parecer favorável a projeto de lei
Na tarde da última terça-feira (21), foi realizada a Reunião Conjunta das Comissões de Legislação e Justiça e de Redação; de Finanças, Orçamentos e Tomadas de Contas; de Educação, Cultura, Desporto e Lazer; e de Saneamento Básico e Meio Ambiente. Estiveram presentes os vereadores Cássio Túlio Rodrigues Silva (PTB), Eloísio Raimundo dos Santos (Lulu-PDT), Fábio Justino Alves (Sassá-PSB), Gladston Marcelo de Castro (PDT), Marcos Antônio Bicalho (Kito-PSDB), Marlon Túlio Pessoa Costa (PL) e Otávio Isidório Teixeira (Tatá-PSDB).
Os vereadores reuniram-se com o Dr. Bráulio Magalhães Fonseca, professor do departamento de cartografia da UFMG, doutor em planejamento territorial e coordenador do projeto de revisão do plano diretor do município. No encontro, ele explicou alguns detalhes referentes ao Projeto de Lei nº 27/2021, que “cria o Parque Natural Municipal do Peti, no município de São Gonçalo do Rio Abaixo, e dá outras providências”, de autoria do Executivo Municipal. O professor falou sobre a área do parque e a sua importância para a cidade. Segundo Dr. Bráulio, o diferencial do projeto é transformar o parque em uma estrutura que visa receber principalmente pesquisadores, incentivando o turismo ecológico e científico, o que gerará renda ao município.
Em seguida, foi dado início à reunião, colocando em discussão o Projeto de Lei sobre a criação do parque natural municipal do Peti. O relatório foi aprovado, mas contando com uma abstenção.