O preço da indiferença
Todas as tragédias que estamos vivendo passam pelo desmatamento
Tendo como desculpa o corre corre do dia a dia para justificarmos a falta de atenção e cuidados que temos para com as arvores, acabamos não percebendo que nossa vida depende exclusivamente delas.
Primeiramente somos 70% água e sem contar alimentos, regulação do clima, madeira, medicamentos entre tantos outros benefícios, sem as árvores, by by recursos hídricos – e ninguém sobrevive sem água.
E, como não damos a devida atenção, acabamos por até mesmo nos incomodando com as arvores, e dá-lhes motosserra e machado.
Sem contar o desmata para minerar, desmata para lotear, desmata para pastagem, desmata para agricultura e ai vai se trocando florestas por desertos.
E como não temos tempo para prestar a atenção em quem é responsável pela vida, pagamos caro por essa indiferença – e pagamos muito mais que apenas com dinheiro – pagamos com sofrimento, com tragédias, com dor, com catástrofes.
Para refletir, bom lembrar uma frase que ficou famosa em 2020 – “Não consigo respirar”, quando o negro americano George Floyd foi asfixiado até a morte por um policial branco – assim como o policial branco, estamos matando nossas florestas e com isso a própria humanidade que já não consegue respirar.
Lembrando também que apenas em 2019 eventos climáticos extremos fizeram um número recorde de 22 milhões de pessoas serem obrigadas a fugir de suas casas, de acordo com a Organização Meteorológica Mundial – OMM.
Em 2020 esse número quase dobrou e agra em 2021, apenas na metade do ano, já passamos 2020.
O Brasil está secando, o mundo está secando – e com ele vem a fome, a sede, as guerras e agora o pior de todos os males – o inimigo invisível que parou o mundo – A pandemia do Sars-Cov 2 – ou Covid 19.
E tudo isso passa pelo desmatamento.
Dia da Árvore – senhoras da terra e da vida
É sempre bom chamar a atenção para o que muitas vezes parece o óbvio, mas de tanto o ser, acaba passando despercebido.
No dia 21 de setembro, comemora-se o Dia da Árvore. A data é celebrada no mundo todo, mas em dias diferentes. No Brasil o dia 21 de setembro foi escolhido por ser véspera da primavera, estação em que as plantas florescem em abundância.
A data é considerada uma ocasião especial para tratar de assuntos ligados à ecologia junto a públicos diversos, leigos ou especialistas. Convida também para a reflexão sobre o respeito ao meio-ambiente, a preservação das florestas, o equilíbrio do ecossistema, o combate à poluição, entre outros temas.
Vale ressaltar que as árvores são as senhoras da vida.
Origem da data
A data foi instituída pelo decreto 55.795, assinado em 1965, pelo então presidente Humberto Castelo Branco.
Nesse decreto foi definida a celebração da Festa Anual das Árvores, em substituição ao Dia da Árvore.
De acordo com o decreto, o objetivo da comemoração é “difundir ensinamentos sobre a conservação das florestas e estimular a prática de tais ensinamentos, além de divulgar a importância das árvores para o progresso do País e para o bem-estar dos cidadãos”.
O artigo 3° define que a Festa Anual das Árvores deve ser comemorada durante a última semana do mês de março nas regiões Norte e Nordeste; e na semana com início no dia 21 de setembro nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Essa alternância de datas foi definida em função das diferenças climáticas entre as regiões.
Mais e mais
Você já parou para pensar no tamanho da importância que as árvores têm para o nosso Planeta? Então vamos lá!
Além de reter o dióxido de carbono (CO2), que em excesso contribui para o aquecimento global e fornecem parte do oxigênio de que precisamos para sobreviver. Assim, contribuem para diminuir a poluição e ajudam a reduzir casos de asma, de câncer de pele e até de doenças relacionadas ao estresse. E tem outra coisa. Quem não gosta de aproveitar a sombra de uma árvore para brincar, ler um bom livro ou fazer um pique-nique?
Achou muito? Pois fique sabendo que ainda tem mais:
_ As árvores ajudam a reduzir em até 10% o consumo de energia porque as folhas e as raízes contribuem para o controle do clima. As folhas ajudam a reduzir a temperatura. Elas liberam umidade no ar. Tudo isso acontece sem que a gente consiga ver, mas uma árvore, sozinha pode liberar 150 mil litros de água no meio ambiente por ano! Isso faz com que o clima fique mais agradável e diminua o uso de ventiladores e ar condicionado.
_Desenvolvem um papel importantíssimo no ecossistema, pois são responsáveis por manter mais de 50% da biodiversidade, variedade de formas de vida que podemos encontrar na terra como plantas, aves, mamíferos, insetos, etc.
_Diminuem a poluição sonora e os ventos, mantendo a umidade do ar e a regularidade das chuvas.
_Suas folhas podem ser usadas em medicamentos, alimentos e chás.
_Produzem frutas, flores, sementes, fibras, madeira, látex, resinas e pigmentos.
_Geram saúde dos solos e evitam erosão com suas raízes.
_Reduzem o impacto das águas da chuva, amortecendo os pingos, fazendo com que toda água infiltre suavemente pelo solo, evitando o carreamento de resíduos sólidos para os cursos de água e contribuindo para abastecimento do lençol freático.