Fórum das Águas de Monlevade

Fórum das Águas: Evento vai iniciar debates sobre situação hídrica de João Monlevade.

Primeiro evento focará a Microbacia do Córrego dos Coelhos, que, poluído e assoreado, atinge o Rio Santa Bárbara e prejudica capitação do DAE.

Após uma visita à Estação de Tratamento de Água (ETA-Pacas) do DAE e à foz do “Córrego dos Coelhos”, no Rio Santa Bárbara, representantes do legislativo, do executivo e da autarquia, verificaram in loco a deteriorante situação daquela micro bacia.

A equipe, composta pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Samuel Domingos, do diretor do Departamento de Águas e Esgotos (DAE), José Afonso Martins, servidores das secretarias, foram checar denúncia sobre assoreamento no córrego que estariam prejudicando a captação de água pelo DAE. As reclamações na ocasião foram apontadas pelo vereador Thiago Araújo (Titó – PDT), após recebê-las de inúmeros cidadãos. O parlamentar também participou da visita ao local.

A comitiva constatou a gravidade do problema e identificou, não só o assoreamento no curso dágua, mas também questões ligadas ao esgotamento sanitário, ausência de mata ciliar, disposição inadequadas de resíduos sólidos, bota-fora irregulares, ocupação irregular das margens dos cursos dágua entre outras situações que vem comprometendo a qualidade da água que abastece toda cidade.

Diante o levantamento de tantos problemas que culminam com o assoreamento do Córrego dos Coelhos e consequentemente do Rio Santa Bárbara, foi proposto a criação de um Fórum para ampliar o debate na busca de soluções, nascendo então o Fórum das Águas – que neste momento tratará da Microbacia do Córrego dos Coelhos.

Câmara Municipal abraça ideia

Convidada a participar da organização do Fórum, a Câmara Municipal, através de seu presidente, vereador Gustavo Maciel, abraçou a ideia e colocou a Casa Legislativa à disposição da causa: “Uma das minhas bandeiras é o meio ambiente e principalmente a questão hídrica que nossa cidade vive, com constantes falta de água e atualmente convivemos ainda com o risco de rompimento de barragens que pode afetar toda nossa população, portanto não podemos ter hora melhor para ampliarmos esse debate”, completou o presidente que será o anfitrião do Fórum.

tp

Related post