O gracioso Gavião Caramujeiro
- Aves do Piracicaba - João Sérgio
- tp
- 30/07/2021
- 0
- 1132
- 2 minutos
Gavião-caramujeiro; gracioso no voo e exigente na alimentação
Ave, amigos leitores!
É com imenso prazer que retorno a esse espaço emplumado, substituindo o eminente ornitólogo Marcelo Vasconcelos, que se encontra gozando merecidas férias em família.
Vou aproveitar tal oportunidade para falar um pouco sobre uma espécie da minha família favorita, Accipitridae, a dos gaviões e águias.
Hoje vamos falar um pouco sobre o belíssimo gavião-caramujeiro (Rostrhamus sociabilis).
Como o próprio nome diz, esse gavião é especialista em predar caramujos, os aquáticos, por isso é geralmente encontrado próximo a espelhos dágua e áreas alagadiças. Notem, caros leitores, seu bico em forma de gancho, especializado em retirar o molusco de dentro da concha, notem também suas garras longas, bem apropriadas à captura do seu alimento quase exclusivo.
No Pantanal Norte flagrei uma cena que me pareceu muito inusitada, registrei um gavião-caramujeiro se alimentando de uma espécie de caranguejo de água doce, como vocês podem ver nessa foto de 2013. Bem mais tarde descobri que no Pantanal ele inclui esse item em sua dieta.
Lembro-me que fiquei ainda mais espantado quando vi um caranguejo tão distante de uma praia, a mais próxima certamente estava a mais de mil km dali. Não fazia ideia de que havia caranguejos de água doce. Ah como são sensacionais essas surpresas que a Natureza nos brinda de vez em quando…
O gavião-caramujeiro geralmente é comum nos locais onde ocorre, chegando a se reunir às dezenas em certos lugares privilegiados pela Natureza, como no Pantanal. Outro dado interessante sobre a espécie é que ela é parcialmente migratória, ocasião que podem ser vistos enormes bandos que podem chegar à casa de quatro dígitos!
Quanto à sua ocorrência em nossa bacia, nunca tive o prazer em encontrá-lo, mas outros usuários do Wikiaves já o registraram nos municípios de Marliéria, São Gonçalo do Rio Abaixo e Ipatinga.
Por : João Sérgio