Rio Piracicaba investe em saneamento
Prefeitura de Rio Piracicaba implantará moderna estrutura de reciclagem
A prefeitura de Rio Piracicaba trabalha para a implantação de uma moderna estrutura de reciclagem na cidade, que contará com triagem e também com compostagem.
Em entrevista ao Tribuna, o prefeito Augusto Henrique, que é engenheiro ambiental, revelou o projeto que, além de ampliar o serviço de coleta de reciclados no município, informou também sobre a implantação de uma nova estrutura para desenvolvimento do trabalho de separação do lixo.
Para o desenvolvimento desse projeto, um novo local para sede da Ascaripi (Associação dos Catadores de Rio Piracicaba) foi definido, ficando às margens da Avenida Dom Joaquim Silvério, próximo ao bairro Córrego São Miguel.
“Estamos na fase final de desapropriação e entrando na fase de publicação do edital de licitação do projeto da usina de triagem e compostagem”, informou.
O local, segundo o prefeito, além de facilitar a entrada do material a ser trabalhado e facilitar também o escoamento da produção, colocará um fim na situação de risco que a Ascaripi vive atualmente, com sua sede e seu depósito às margens do Piracicaba que diante as cheias vem causando prejuízo material para a entidade e ambiental para o rio.
Novidade também a usina de compostagem, onde a produção retornara para as áreas verdes da cidade e também para a produção agrícola da cidade.
Augusto enfatiza que a ideia é reciclar e aproveitar ao máximo o material coletado na cidade, mandando o mínimo possível para o Consórcio Público de Gestão dos Resíduos Sólidos do Médio Piracicaba: “Além de economizarmos, pois pagamos por tonelada de lixo enviado, ainda geramos renda em nossa cidade e promovemos uma maior vida útil ao local que recebe todo o resíduo das cidades”, destacou.