Meio ambiente aplicado em Rio Piracicaba
Prefeitura promove Semana do Meio Ambiente com várias ações voltadas para a conscientização e mobilização comunitária
“Tanto se fala na tal conscientização ambiental. Mas afinal o que é isso? De forma simples e objetiva é saber como meu comportamento impacta o meio ambiente, desde o momento em que acordo, até o momento em que me deito.
Meus hábitos de consumo, a forma como descarto o meu lixo, o tempo no banho, a utilização do meu automóvel e até um papel de bala, que por achar pouco, acabo jogando na rua… gerando impacto ambiental.
Então, quando percebo que estas pequenas atitudes impactam negativamente, começo a mudá-las, eis que se concretiza a conscientização ambiental.”
Daiana Mendes
Secretária Municipal de Meio Ambiente e Agricultura
Assim, deu-se início à Semana do Meio Ambiente em Rio Piracicaba como principal objetivo de buscar a reflexão dos atos de cada um, no que se refere às questões ambientais em nossa cidade.
A ação contou com uma programação diversificada com atividades de conscientização e mobilização junto à comunidade através de lives, doação de mudas e blitz educativa realizada na Avenida Dom Joaquim Silvério, em frente ao Posto de Saúde do bairro Praia, junto aos condutores que passavam pelo local, recebendo materiais impressos voltados sobre ação e também sobre a ilegalidade das queimadas.
A blitz contou com a participação e apoio da Polícia Militar de Rio Piracicaba, da equipe do Meio Ambiente, com as presenças do Prefeito Augusto, da Vice-prefeita Aparecida Araújo e da Secretária de Meio Ambiente e Agricultura Daiana Mendes.
Projeto “Uma mão lava a outra
Professores da UEMG, Fabrícia Jesus e Agostinho Ferreira apresentaram na oficina online sobre a reutilização do óleo de cozinha para produção de sabão. O método é capaz de utilizar o óleo vegetal pós-consumo, que poderia estar sendo indevidamente descartado, e transformá-lo em um sabão de alta qualidade, usando materiais de fácil acesso. O projeto “Uma Mão Lava a Outra”, promoveu também ação social, ao doar para famílias carentes, o sabão e detergente produzidos.
Projeto Ecobarreir
O Projeto Ecobarreira consiste na contenção e retirada do lixo flutuante descartado de forma incorreta nos cursos dágua, este descarte ilegal gera poluição e contamina a vida aquática daquele local.
Em Rio Piracicaba as Ecobarreiras foram instaladas em dois pontos específicos ao longo do rio Piracicaba, e servirão não apenas para conter o lixo flutuante. O Material retirado do rio será pesado e catalogado, fornecendo à Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura dados para uma melhor introdução da educação ambiental na cidade.
Após a montagem da barreira, que é composta basicamente por galão, corda e rede, a estrutura é transportada o local escolhido e fixado nas margens do rio. À medida que o lixo desce pela correnteza, fica retido na rede.
O próximo passo é coletar, pesar e catalogar o material retirado do rio. As informações serão analisadas pela Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura. O material recolhido será levado para a Associação de Catadores de Rio Piracicaba – Ascaripi, para triagem e reciclagem.
Distribuição de mudas
A ação voltada para o plantio de árvores foi realizada durante a Feira da Agricultura Familiar onde juntamente com a muda o cidadão recebeu instruções de como proceder com o plantio, local adequado e cuidados necessários.
Teatro Pop TV “Um show de Audiência”
Para demonstrar que pequenas atitudes fazem sim grande diferença, a Cia de Teatro Solo, com o apoio da empresa Vale, trouxe para Rio Piracicaba a peça Pop TV – Um show de Audiência, com o tema Restauração do Ecossistema.
Com doses elevadas de alegria e muito bom humor, as personagens demonstraram como ser ambientalmente responsável de uma forma simples – apenas adotando pequenas ações em nossa rotina diária.
Oficina de Compostagem doméstica
A oficina ensinou sobre a composteira doméstica, caseira ou residencial que funciona basicamente por meio do método da compostagem com minhocas – um processo totalmente higiênico e livre do mau cheiro.
Esse método é indicado como uma solução para os resíduos urbanos, pois transforma o que seria lixo orgânico em um rico húmus, contribuindo para reduzir o lixo que seria destinado para o aterro.