Trabalhos levam “o Piracicaba” para o mundo
Pandemia impede mobilização social presencial e adia mais uma vez apresentação de diagnóstico, mas repercussão do projeto continua e chega à Europa.
No dia 5 de junho de 2019, dia mundial do Meio Ambiente, Ipatinga recebia a Expedição Piracicaba – Pela Vida do Rio. A cidade onde o Rio Piracicaba, depois de percorrer 241 quilômetros, deságua no Rio Doce.
Conforme o projeto, em 2020, a expedição estaria repedindo o mesmo percurso, percorrendo todas as 20 cidades onde passou em 2019, apresentando os resultados do trabalho realizado – análise das águas do Piracicaba e de seus principais afluentes e dados sobre o uso e ocupação do solo de toda região – dando sequência ao projeto de diagnóstico para estudo de propostas para recuperação da bacia.
Impedidos pelo isolamento causado pelo Covid ’19, que cancelou tantos eventos mundiais, como as Olimpíadas que seria realizada ano passado, os organizadores tiveram que adiar essa etapa em 2020 e diante a continuidade da pandemia, também em 2021, mais uma vez a entrega dos resultados teve que ser suspensa.
Entretanto, apesar da impossibilidade da mobilização social presencial, os trabalhos não pararam e muitas conquistas durante esse período foram alcançadas.
Publicações dos resultados
Os responsáveis pelo projeto, Tribuna do Piracicaba – A Voz do Rio e o CBH Piracicaba, sob coordenação técnico científica da Unifei – Campus Itabira, preparam a publicação da Revista “Viva Piracicaba”, que trará a atual situação sócio ambiental da Bacia e do livro técnico com os resultados das análises desenvolvidas pelos laboratórios parceiros – Unifei Campus Itabira, SAAE Itabira e Ufop de Ouro Preto.
Assim que a situação sanitária permitir, estará sendo programada uma nova mobilização, uma nova Expedição, passando novamente em todas as cidades da bacia, para apresentar todo esse trabalho, envolvendo novamente toda a população que depende dos recursos hídricos da bacia do Piracicaba.
Conquistas
A Expedição Piracicaba, por si só, apresentou uma série de conquistas, passando pela mobilização política onde foram envolvidos todos os municípios da bacia, bem como uma mobilização empresarial e popular, mostrando a triste realidade da bacia hidrográfica.
Durante a Expedição, inúmeros contatos foram feitos e vários acordos técnicos aconteceram, como por exemplo uma parceria inédita entre uma universidade e o Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear-BH, Unifei – CDTN.
Além da Expedição difundir a necessidade de recuperação da bacia para toda região, estado e para o Brasil, sendo referência na Agência Nacional de Águas (ANA), em maio de 2020, em Porto, Portugal, ela foi apresentada no 1.º Congresso de Geoética e Gestão de Águas Subterrâneas (GEOETH & GWM20), apresentando o trabalho ao “Velho continente”. Na oportunidade, o geólogo e professor Dr. José Augusto Gonçalves, coordenador do Mestrado Profiágua da Unifei – Itabira, apresentou ao mundo, a “Expedition Piracicaba: For a Resilient and Sustainable Hydro-future of a Watershed” – traduzido – “Expedição Piracicaba: Por um futuro hídrico resiliente e sustentável de uma bacia hidrográfica”.
Em 31 de março deste ano foi publicado o livro “Advances in Geoethics and Groundwater Management : Theory and Practice for a Sustainable Development” e a Expedição Piracicaba conquistou seis páginas na publicação .