Fórum debaterá questão hídrica de Monlevade

Assoreamento do “Córrego dos Coelhos” atinge o Rio Santa Bárbara e prejudica capitação de água do DAE. Denúncia leva secretários municipais e diretor da autarquia a propor fórum para debater problema e soluções para micro bacia hidrográfica.

Uma visita, na semana passada, à Estação de Tratamento de Água (ETA) do DAE e à foz do “Córrego dos Coelhos”, no Rio Santa Bárbara, aumentou ainda mais a preocupação com a situação hídrica atual de João Monlevade.

A equipe, composta pelo secretário do Meio Ambiente, Samuel Domingos, do diretor do Departamento de Águas e Esgotos (DAE), José Afonso Martins, do Assessor de Comunicação, Geraldo Gonçalves “Dindão” e servidores das secretarias, foram checar denúncia sobre assoreamento no córrego que estariam prejudicando a captação de água pelo DAE. As reclamações foram apontadas pelo vereador Thiago Araújo (Titó – PDT), após recebê-las de inúmeros cidadãos. O parlamentar também foi convidado a integrar a comitiva que visitou o local.

A comissão, ao verificar as denúncias, constatou que o problema é grave e envolve não só o assoreamento no curso dágua, mas também questões ligadas ao esgotamento sanitário, ausência de mata ciliar, disposição inadequadas de resíduos sólidos, bota-fora irregulares, ocupação irregular das margens dos cursos dágua entre outras diversas situações que vem comprometendo a qualidade da água que abastece toda cidade.

Diante o levantamento de tantos problemas que culminam com o assoreamento do Córrego dos Coelhos e consequentemente do Rio Santa Bárbara, foi proposto a criação de um Fórum para ampliar o debate e convocar os diversos atores que, segundo o assessor de comunicação, não são só parte do problema, mas também da solução.

Debates on-line ou híbrido

Ainda sem data definida, o Fórum poderá acontecer de forma híbrida – on-line e presencial, ou apenas on-line, dependendo da situação sanitária do momento.

Serão convidados para o debate representantes da Prefeitura de João Monlevade, DAE, Câmara de Vereadores, empresas envolvidas em trabalhos que afetam diretamente o Córrego dos Coelhos e o Rio Santa Bárbara (que abastece a cidade) e representantes da comunidade.

“Vamos construir o Fórum, apresentar os problemas e buscar soluções. O grande ganho será envolver todos os setores. Essa discussão nunca foi feita”, disse o diretor do DAE, José Afonso. O assessor de Comunicação, que é ativista ambiental, endossou o discurso do diretor da autarquia. “O Fórum vai mostrar caminhos, precisamos fazer um diagnóstico de toda situação para podermos apontar o tratamento adequado para cada caso”, falou. Já o secretário de Meio Ambiente, Samuel Domingos, destacou a necessidade de um pré-levantamento das situações antes da realização dos debates.

Para o vereador Thiago Titó a visita foi de grande importância para conhecimento efetivo das questões ambientais que afetam o abastecimento de água da cidade. Ele também elogiou a iniciativa da realização do Fórum de debates e disse que a Câmara irá ajudar efetivamente na realização do encontro.

tp

Related post