Novo colunista assina a Aves do Piracicaba
- Aves do Piracicaba - João Sérgio
- tp
- 28/03/2021
- 0
- 34
- 3 minutos
Marcelo Vasconcelos: Aves do Piracicaba retorna com novo colunista
Caros amigos leitores, é com imensa satisfação que lhes apresento Marcelo Ferreira de Vasconcelos, novo colunista das “Aves da Bacia do Rio Piracicaba”, que contribuirá com seus notáveis conhecimentos ornitológicos para o conhecimento da riquíssima avifauna da nossa bacia hidrográfica.
Marcelo, assim como eu, temos raízes fincadas na cidade homônima da bacia – Rio Piracicaba.
Apesar de ter nascido na capital mineira, Belo Horizonte, Marcelo conta com orgulho sobre o avô e o bisavô piracicabenses: “Meu avô, piracicabense, José Mendes Vasconcelos, era chamado de Zeca. Olha a foto dele aí, filho de Lafayette Vasconcelos Barros, meu bisavô”, conta nosso novo colunista.
Marcelo vem para enriquecer e muito nossa coluna,pois conhecimento é o que não lhe falta.
Bacharel em Botânica pelo curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); ele é mestre e doutor em Ecologia, Conservação e Manejo de Vida Silvestre pela mesma instituição. Atualmente é curador da Coleção Ornitológica do Museu de Ciências Naturais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Marcelo Vasconcelos estuda história natural, biogeografia, variação geográfica e taxonomia das aves dos topos de montanha do Sudeste do Brasil (campos rupestres e campos de altitude) e de outras regiões (Mata Atlântica montana, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Bosques Chiquitanos e Sudoeste Amazônico).
Seus estudos também têm como objetivo registrar espécies raras, endêmicas e ameaçadas de extinção em áreas de vegetação natural que estão sendo suprimidas por atividades humanas. Tais registros contribuem sobremaneira para a conservação destas espécies e de seus habitats, sendo várias áreas prioritárias para a conservação já indicadas com base nestas descobertas.
Com um currículo desses só nos resta agradecê-lo imensamente por aceitar nosso convite, sabedores que expandiremos, e muito, nosso conhecimento sobre esses seres tão fantásticos, as aves.
Por: João Sérgio