Prefeito ambiental promove revolução
Formado em engenharia ambiental, prefeito piracicabense promete revolucionar cidade
Ex-secretário de meio ambiente de Rio Piracicaba e agora prefeito, Augusto Silva não conseguiu ainda deixar a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura da cidade.
Polivalente, o prefeito vem gerindo a cidade com um olhar especial para o setor que ainda não conta com um titular.
Diante da consciência da importância da secretaria para a cidade, Augusto desenvolveu um planejamento todo especial para o setor que, colocado em prática, promete revolucionar a cidade.
Segundo a prefeitura, ainda no mês de janeiro, foi realizada a ampliação da coleta seletiva, bem como a coleta de resíduos domiciliares na cidade. “A coleta seletiva tem grande importância para o desenvolvimento sustentável, sendo uma ação muito relevante na vida moderna em razão do aumento do consumo e por conseqüência, do lixo produzido. Este trabalho evita proliferação de doenças e contribui para que resíduos se direcionem para seus devidos lugares. A separação entre resíduo plástico, metal, papel e orgânicos contribuem para ameninazar poluentes tóxicos que contaminam solos e águas dos rios”, informou o executivo piracicabense que também destaca.
Revisão do Plano de Saneamento
Além disso, está sendo realizada a revisão do plano municipal de saneamento básico, que já se encontra na fase de diagnóstico técnico- participativo dos serviços de saneamento básico (água, esgoto, drenagem e resíduos).
Usina de compostagem
Outro projeto importante é a aquisição de um lote para implantação da usina de triagem e compostagem de resíduos sólidos.
Arborização
A Secretaria de Meio Ambiente, através do projeto Arborização Urbana, estuda o plantio de mudas de ipê em todas as ruas do no bairro. A arborização possibilita inúmeras vantagens às cidades, como benefícios ambientais, estéticos, sociais, econômicos, e dentre os fatores ambientais tem papel importante na melhoria das condições climáticas locais, favorecendo um conforto ambiental.
Meio ambiente na escola
Estão sendo realizadas atividades remotas com alunos da rede municipal do 1º ao 5º ano, com os seguintes temas: Água, reciclagem de materiais e uso consciente de recursos naturais. A educação Ambiental, além de ser um método para o ensino Infantil, enfatiza também a necessidade de mudança de atitude em relação de à natureza e a sociedade. O maior objetivo é proporcionar espaços para que as crianças sejam ativas e construtores do seu conhecimento e autocrítica.
Ecobarreiras
Outro programa em fase de desenvolvimento é a instalação de ecobarreiras, que consiste na construção de uma estrutura flutuante desenvolvida a partir de reutilização de galões de plástico, amarrados com rede equilfex . O objetivo é formar uma barreira que impede a passagem de objetos descartados no Rio Piracicaba, oriundos das atividades humanas. A idéia é diminuir a poluição hídrica no município, envolvendo a análise socioambiental de técnicas de redução do aporte de lixo flutuante nos rios.
Barraginhas
Outra Proposta da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Rio Piracicaba, é levar até ás propriedades Rurais da nossa região, o sistema de Barraginhas. O objetivo das Barraginhas é captar a água das enxurradas e permitir sua rápida infiltração entre uma chuva e outra para preservar o solo e aumentar a sustentabilidade hídrica, assim como reduzir os efeitos da estiagem e reabastecer o lençol freático. A elevação do lençol freático aumenta a disponibilidade de água nas cisternas, propicia o umedecimento das baixadas e até o surgimento de minadouros. Isso também contribui para a sustentação de lagos, criação de peixes, cultivo de hortas, lavouras e pomares, proporcionando mais trabalho, renda e sustentabilidade.
Unidades de conservação
Projeto de recuperação de três unidades de conservação: talho aberto, Fidalgo e Morro da Torre, através de parcerias com a Universidade federal de Itajubá (UNIFEI)
ETEs
Sobre a ETE, a princípio foi autorizado negociações com a COPASA em 2018. Em 2020 houve alteração na lei do novo marco legal de saneamento, onde será revisto a negociação com a COPASA. A ETE de Padre Pinto será reformada.
Energia solar
Implantação de fontes de energia solar nos prédios públicos municipais.