Chibante: mais rara ave da Bacia do Piracicaba
- Aves do Piracicaba - João Sérgio
- tp
- 30/11/2020
- 0
- 46
- 8 minutos
Chibante – a mais rara ave da Bacia do Piracicaba
Na última edição falamos de uma das aves mais comuns da bacia, hoje vamos ao outro extremo, vamos falar de uma das mais raras. Mas antes tenho que agradecer a dois dos maiores ornitólogos brasileiros, Marcelo Ferreira de Vasconcelos e Luiz Salvador Jr., pois sem eles nem saberia que essa bela e rara espécie um dia já foi registrada na bacia do Piracicaba.
No Wikiaves, site de ciência-cidadã, só temos registros mais recentes para três cidades mineiras localizadas no sul e na zona da mata.
Meu grande amigo e referência em aves de rapina, o Salvador Jr., fez a ponte com o grande pesquisador, uma das maiores autoridades em aves do Caraça e da bacia do rio Doce, o Marcelo F. Vasconcelos, que nos informou que temos somente dois registros dessa raríssima espécie para nossa bacia, Ouro Preto (abril de 2008) e Catas Altas (mais precisamente no Caraça, em 1996).
Estamos falando do chibante (Laniisoma elegans), espécie de tytirídeo que possui cerca de 20 cm de comprimento e ocorre em alguns trechos montanhosos e preservados da Mata Atlântica de MG, ES, SP, RJ e PR, geralmente entre 500 m e 1200 m de altitude.
O chibante é uma espécie onívora, alimentando-se de pequenos invertebrados e frutos. Habitando o interior de florestas maduras, é de difícil detecção, a não ser que emita sua vocalização inconfundível, composta de uma série de assovios agudos, mais ou menos curtos e ascendentes, lembrando até um assovio humano.
O que poucos sabem é que “chibante” significa altivo, orgulhoso, chique. Realmente seu comportamento sereno, de movimentos suaves, remete a uma altivez que combina até com sua raridade, tornando essa espécie ainda mais especial.
Recentemente estava eu no lugar certo e na hora certa! Enquanto fotografava a extraordinária e ameaçada maria-leque-do-sudeste, um chibante “pintou” e tomou banho num pequeno lago do Parque Nacional de Itatiaia (ocasião que fiz as fotos que ilustram essa coluna). Uma semana depois um amigo registrou o mesmo comportamento, do mesmo indivíduo e no mesmo lugar! Atenção ornitólogos de plantão, parece que o chibante gosta de um bom banho…
Brincadeiras à parte, se você, caro leitor, ouvir um chibante, grave-o com o seu celular e entre em contato com o Tribuna. Tal registro é deveras valioso para a ornitologia.
Para conhecer a vocalização do chibante é só “dar um google”, a primeira opção vai lhe transportar à página da espécie no Wikiaves, no canto superior direito aperte o play.
Ouça o canto do chibante pelo link :
https://www.wikiaves.com.br/22050&tm=s&t=s&s=11435