Chuvas: Monlevade em alerta

Chuvas: obras causam apreensão nos monlevadenses e empreendedores tranquilizam população.

A população monlevadense, principalmente os residentes na parte central dos bairros no entorno da parte baixa de Carneirinhos, se apresentam preocupados com os empreendimentos que hora se encontram em franco desenvolvimento entre a avenida Alberto Lima e o Nova Esperança (Viva Povo) com vertentes para as avenidas Castelo Branco e Rodrigues Alves.

Além destes, mais quatro empreendimentos tem suas águas vertendo para a bacia do córrego Carneirinhos, totalizando seis grandes obras de movimentação de solo.

Vale lembrar que, o ciclo hidrológico, em condições naturais, pode ser considerado um sistema em equilíbrio. Porém, com a crescente urbanização das bacias hidrográficas percebem-se alterações que promovem modificações na dinâmica do ciclo da água. Em áreas urbanizadas, fatores como a impermeabilização do terreno, a canalização de cursos fluviais e a remoção da vegetação, desencadeiam ou agravam os processos de erosão e de inundações, que já se tornaram rotineiras na cidade.

Diante dos fatos apresentados e de inúmeros questionamentos o Tribuna do Piracicaba – A Voz do Rio, buscou informações juntos aos responsáveis pelos empreendimentos citados bem como junto às autoridades da cidade – Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil.

A secretária de Meio Ambiente, Fernanda DÁvila, atendendo a solicitação do periódico, promoveu duas reuniões objetivando, além de esclarecer, buscar informações sobre as demandas da população.

O empreendimento que levantava maior preocupação perante as comunidades do entorno é o loteamento Alphaville, sob responsabilidade da empresa LL Máquinas e Construções Eireli.

Para esclarecer sobre a obra, foi apresentado ao jornal o Plano de ação e Contingenciamento do empreendimento que é o conjunto de ações de adaptação para evitar ou reduzir os impactos das chuvas.

Segundo o empreendedor, todas as medidas de engenharia teriam sido tomadas para reduzir ao máximo os impactos causados pelas obras – como obras de drenagem, cacimbas para contenção de águas entre outras.

Já os responsáveis pelas obras do empreendimento MartMinas, MMGB Engenharia e Arquiteturas também prestou todas as informações solicitadas alegando ter realizado obra de proteção da nascente localizada aos pés do empreendimento, bem como obras de contenção de finos e do excesso de água que poderia ser lançada diante de chuvas torrenciais.

Defesa Civil

Outra reunião aconteceu com representantes da Defesa civil – Samuel Domingos da Silva (Engenheiro Ambiental), Mário Antônio Napoleão (Coordenador da Defesa Civil) e Júlio Bruno Leite Júnior (Engenheiro Civil), com exposição dos responsáveis, que demonstraram total controle da situação informando que todas os cuidados estão sendo tomados para que se evite transtornos à população – como cadastro e monitoramento de pontos críticos, limpeza de bueiros, trabalho de conscientização da população entre outros.

Segundo engenheiro Júlio Bruno, o canal Carneirinhos, uma preocupação de toda população, estaria recebendo monitoramento e no momento se encontrava sem nenhuma obstrução e em perfeitas condições.

ALERTA

O jornalista Geraldo Dindão Gonçalves, mesmo diante a explanação dos responsáveis pela defesa civil, esclareceu sobre as previsões complexas para o período de chuvas e chamou a atenção para os detalhes de que – “sem os empreendimentos, que tem movimentado grandes volumes de terra, a cidade já sentia, e muito, os temporais, agora a cidade merece atenção mais que redobrada, disse, sugerindo ainda a colocação de prontidão um patrulha mecanizada (carregadeiras, caminhões pipas, caminhões e pessoal preparado) para caso ocorra uma chuva torrencial e alague a cidade, que o serviço de apoio e limpeza seja o mais eficaz possível.

tp

Related post