Mistério continua no Piracicaba

Na tarde de sexta-feira, 9 de outubro, após uma chuva, moradores do bairro Santa Cruz denunciaram que as águas do rio Piracicaba se apresentavam escuras e com cheiro forte e ainda os peixes estariam pulando para fora da água, com muitas mortes de diversas espécies.

Tilápias, lambaris, bagres e até cascudos, peixe muito resistente, saltavam para fora da água, segundo informações de moradores: “tanto que era possível capturá-los com as mãos”.

No sábado, 10, após ser acionados, uma equipe do Projeto Piracicaba juntamente com a Polícia Militar do Meio Ambiente estiveram no local onde verificaram a veracidade das denúncias e iniciaram uma investigação.

As equipes percorreram cerca de 3 Km do rio buscando vestígios de alguma contaminação, entretanto nada foi encontrado, sendo inicialmente identificado que o episódio aconteceu em um trecho pequeno do rio – entre o início dos bairros Amazonas e Santa Cruz.

O Tribuna contatou a comunicação da ArcelorMittal que ficou de abrir uma investigação, mas até o fechamento dessa edição não havíamos tido retorno.

A Polícia Militar de Meio Ambiente registrou um Boletim de Ocorrências que foi encaminhado a autoridade de Polícia Civil, que por sua vez abriu um inquérito policial diante a repercussão do caso.

O Ministério Público também investiga o caso e iniciou uma série de coleta de depoimentos.

tp

Related post