Viação Cipó abraça o Piracicaba

Projeto Piracicaba ganha apoio de peso – Toledo e Viação Cipó

O Projeto Expedição Piracicaba – Pela Vida do Rio acaba de ganhar um apoio de peso – trata-se da revista televisiva semanal “Viação Cipó”, capitaneada pelo apresentador Otávio di Toledo e exibida aos domingos pela TV Alterosa/SBT.
No dia 24 de setembro, o programa que esteve filmando em João Monlevade e gravou um bloco especial com o coordenador da Expedição e editor do Tribuna do Piracicaba – A Voz do Rio, jornalista Geraldo Dindão Gonçalves.

As filmagens aconteceram às margens do Rio Piracicaba bem próximo à usina da PCH Piracicaba, sediada na histórica e icônica edificação construída pelo Visconde de Mauá no lugar das Forjas Catalãs de Jean de Monlevade.

Durante as filmagens Toledo deixou claro a preocupação do programa para com as “nossas águas”: “Uma das causas que o Viação Cipó defende são os nossos rios – e estamos aqui às margens desse belo rio – o rio Piracicaba que o Dindão vai falar sobre”, apresentou.

Dindão discorreu sobre a importância histórica e econômica do Piracicaba além de destacar, mais que essas questões, a importância biológica do curso dágua para a vida como um todo.

“É importante sempre lembrar que Minas Gerais praticamente nasceu na Bacia do Piracicaba – esse rio nasce entre Ouro Preto e Mariana – primeiras cidades de Minas – a partir desse rio, as “Entradas e Bandeiras” se aprofundaram no interior do estado indo até o Rio Doce”, informou.

Dindão lembrou também que a Bacia do Piracicaba detêm o maior parque siderúrgico da América Latina e que a maior parte das minas da Vale se encontram na Bacia do Piracicaba.

Ainda durante as filmagens, Toledo, que exaltou a beleza natural do local, indagou se haveria condições de uso; sendo informado sobre a poluição por esgoto doméstico entre outros que afetam toda bacia e que impossibilitam seu uso para diversas atividades: “Imaginem se houvessem tratamento dos esgotos em todas as cidades – além de termos um fantástico espaço de lazer – lindo e maravilhoso, para práticas de esportes aquáticos, pesca, banhos, existiria ainda uma indústria gerando emprego e renda – sem contar a questão da saúde”, destacou Dindão lembrando que para cada R$1 real investido em saneamento básico economiza-se R$4 reais em despesas com tratamento de saúde.

“Cuidar do meio ambiente e do rio é uma questão de economia também”, destacou Toledo.

Aproveitando o programa, Dindão fez uma breve apresentação do projeto Expedição Piracicaba – Pela Vida do Rio e seus objetivos e agradeceu ao apoio disponibilizado pelo programa Viação Cipó: “Nosso objetivo é que até 2030 tenhamos estações de tratamento de esgoto em toda bacia”, concluiu.

Além das gravações no Rio Piracicaba, onde foi apresentada a Expedição Piracicaba e o projeto “Eco barreira”, o “Viação Cipó” gravou a inauguração do atacadão “MartMinas”, a igreja São José Operário, a Fazenda Solar de Jean de Monlevade e uma receita no tradicional Bar e Restaurante “Pé de Porco”.

O programa produzido em João Monlevade ainda não tem data definida para ir ao ar.

Saiba mais:

Sem interrupção desde 2003, o “Viação Cipó” traz para o público Mineiro o resgate de sua identidade cultural, lindas paisagens, tradições da cultura, culinária, curiosidades, além de registrar as riquezas materiais, naturais e imateriais de Minas.

O programa é apresentado por Otávio di Toledo, jornalista e historiador, que também se destaca no Alterosa Esporte há mais de 20 anos.

tp

Related post