Tico-tico-do-mato, o primo endêmico do tico-tico

Por: João Sérgio Souza

Caros amigos leitores, nessa edição vamos lhes apresentar mais um belo passarinho endêmico do Brasil, ou seja, que só ocorre no nosso país.

O tico-tico-do-mato (Arremon semitorquatus), também conhecido como tico-tico-coleiro, vive em áreas florestadas dos estados do Sudeste e do Sul, onde busca alimento geralmente no solo, como é de praxe entre os tico-ticos.

Em outra oportunidade, falamos aqui no Tribuna do seu “primo” mais famoso e comum, o tico-tico. Sua família, a Passerellidae, inclui nove espécies que ocorrem no Brasil, das quais quatro ocorrem em nossa bacia. São elas: tico-tico, tico-tico-do-mato, tico-tico-de-bico-amarelo e tico-tico-do-campo. Futuramente podemos trazer-lhes as outras, se Deus assim permitir.

No Wikiaves, temos registros dessa espécie para os municípios de Rio Piracicaba, Antônio Dias, São Gonçalo do Rio Abaixo, Mariana e Ouro Preto, mas certamente ocorre em outros (senão todos) municípios da bacia.

Como é um passarinho arisco e que vive em meio à densa vegetação rasteira do chão da mata, fotografá-lo costuma ser uma tarefa desafiadora, e, portanto, compensadora.

Se você mora em algum município que ainda não possua registro do tico-tico-do-mato no maior site de ornitologia do mundo, que tal encarar o desafio e colocar sua cidade no mapa de distribuição dessa espécie? Lembrando que o Wikiaves é gratuito (aceita fotos e sons que podem ser gravados do celular) e você ainda colabora com o que chamamos de ciência-cidadã.

tp

Related post