Brigada Florestal pode ser criada

O Conselho Comunitário de Segurança Pública do Setor 1 de João Monlevade (Consep-1) está implantando uma brigada florestal voluntária, que poderá atender até 10 municípios da microrregião do Médio Piracicaba.
O trabalho da brigada seria semelhante ao que é desenvolvido pelo Serviço Voluntário de Resgate (Sevor), porém com foco no combate a incêndios florestais e preservação do meio ambiente. A proposta ainda envolve outras ações, como poda de árvores, campanhas de conscientização e ações sociais, que seriam realizadas durante o ano todo e não só no período de seca, quando o combate a incêndios florestais é mais requisitado.

O presidente do Consep-1, o bombeiro civil Saulo Amaral, explicou que está sendo criada uma associação de serviços sociais, com 14 membros, que se encontra na fase de registro do CNPJ. Concluído esse registro, será publicado um edital para inscrição de 20 voluntários, que receberão treinamento para combate a incêndios florestais. “Pretendemos iniciar com este número e expandi-lo futuramente. Já estamos trabalhando neste edital e devemos publicá-lo 15 dias após a posse da diretoria”, explicou.

Segundo Saulo Amaral, o edital para o processo de seleção é um passo necessário para que a associação possa treinar as pessoas que se voluntariarem para o serviço. Também será buscado o credenciamento pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Entretanto, esse credenciamento exige que os brigadistas façam um curso com o Corpo de Bombeiros ou instituição reconhecida. “Estamos tomando todos os cuidados e seguindo os passos legais para que a associação receba a devida autorização para atuar”, afirmou.

A criação da brigada já conta com apoio institucional do Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Previncêndio), que é coordenado pelo Instituto Estadual de Floresta (IEF). Além disso, a futura associação já vem recebendo apoio através de doação de equipamentos, que estão avaliados em R$ 5 mil.

tp

Related post