Onça parda é encontrada morta na entrada do “Jorge”

Exemplar pode ser o mesmo que foi avistado em João Monlevade

Foi encontrada morta, na última sexta-feira, 31, às margens da BR 262 – na bifurcação que dá acesso ao distrito de Conceição de Piracicaba – Jorge, município de Rio Piracicaba, uma onça parda.
O animal, aparentando ser ainda jovem, não apresentava sinais de atropelamento, ao contrário, apenas um ferimento semelhante a um corte provocado por ferramenta cortante, mas que precisaria de um laudo técnico para esclarecimentos.

Na mesma semana foi avistada uma onça parda semelhante, que estava rondando a região do bairro Laranjeiras, em João Monlevade. Esse bairro tem ligação com a RPPN da ArcelorMittal, através do Campo de Aviação e que, por sua vez é um corredor verde ligando ao local onde o exemplar foi encontrado morto.

Ainda na mesma semana do avistamento, segundo informações, uma onça parda teria atacado animais domésticos nas imediações de Conceição de Piracicaba.

Diante dos fatos existe a suspeita de que o animal teria sido capturado e morto e jogado na BR para aparentar um atropelamento.

“Acredito que devido o desmatamento e o aumento de população de capivaras ao longo da bacia do Piracicaba, elas tem encontrado situação ideal para caçar no entorno dos rios Piracicaba, Santa Bárbara, Una, Prata, Peixe e os ribeirões da região. Muitos avistamentos tem ocorrido”, comenta o editor do Tribuna do Piracicaba, Geraldo Dindão Gonçalves.
Essas situações estão se tornando corriqueiras. Recentemente houve casos semelhantes em Catas Altas, quando uma onça estaria caçando bem dentro da cidade, sendo identificado uma série de ataques a animais domésticos.

“Penso ser urgente uma campanha com objetivo de orientar sobre o que fazer diante essas situações”, comenta o editor que ainda chama a atenção para a busca pelo equilíbrio ambiental: “O produtor rural reclama que as capivaras estão danificando e muito suas plantações, o que é verdade, mas ai quando aparece uma solução para esse problema, que sãos as onças que controlam a população das capivaras, elas são perseguidas e abatidas”, comenta.

PMamb

O Tribuna do Piracicaba acionou a PMamb que promoveu uma diligência ao local objetivando apurar as circunstâncias da morte do felino.

Segundo apuraram junto a um veterinário, as evidências iniciais apontaram para um atropelamento, com o animal presentando uma pata quebrada e um corte próximo ao peito.

O fato chama a atenção para grande incidência desses animais próximo a áreas urbanas, exigindo urgente campanha pela sua preservação e também para que sejam construídas passagens de animais silvestres nas rodovias.

Saiba mais:

A onça-parda ou puma – (nome científico: Puma concolor), também conhecida no Brasil por suçuarana e leão-baio, é um mamífero carnívoro da família Felidae e gênero Puma, nativo da América.
É o mamífero terrestre capaz de sobreviver em áreas extremamente alteradas pelo homem, como pastagens e cultivos agrícolas.

É o maior membro da subfamília Felinae, medindo até 155 cm de comprimento, sem a cauda, e pesando até 72 kg, com porte semelhante ao do leopardo sendo o segundo maior felídeo das Américas.

Possui coloração variando do cinzento ao marrom-avermelhado, com a ponta da cauda de cor preta, áreas laterais do focinho e ventre de cor brancas. Os filhotes nascem com manchas escuras na pelagem, que geralmente persistem até 14 semanas de idade. Possui as mais longas patas traseiras dentre os felinos. Vivem em média, entre 7,5 e 9 anos de idade.
É um animal solitário e mais ativo à noite. Alimenta-se predominantemente de cervídeos, mas pode variar a dieta, sendo considerada um predador oportunista. As áreas de vida variam de 50 a 1000 km², com machos sendo territoriais e possuindo grandes áreas se sobrepondo ao de várias fêmeas.

As fêmeas possuem vários estros no ano, possuem uma gestação que dura entre 90 e 96 dias e geralmente nascem entre 3 e 4 filhotes, a cada 2 anos, aproximadamente.

Nas sociedades ocidentais atuais, as relações muitas vezes são conflituosas, por ataques aos animais domésticos.

tp

Related post