Saiba como denunciar queimadas
Incêndios são frequentes nesta época do ano e a maioria causada pela ação humana.
De acordo com o levantamento do Corpo de Bombeiros, de janeiro a dezembro de 2019, foram 18.657 incêndios em Minas Gerais contabilizados pela corporação. Do mês de janeiro a abril de 2019, 2.293. Em 2020, de janeiro a abril, já ocorreram 1.327 incêndios.
Isso é crime e pode ser denunciado à Polícia Militar (PM) pelo 190 ou pelo 181. Os bombeiros também podem ser acionados. Ainda tem aquelas pessoas que colocam fogo em acumulados de lixo próximos de mata. se a pessoa for pega, ela pode pegar de dois a cinco anos de prisão, dependendo do dano e da área destruída.
Segundo os bombeiros, o principal fator continua sendo a ação humana, seja direta ou indiretamente. Grande parte dos incêndios em vegetação poderiam ter sido evitados. A população costuma colocar fogo para realizar limpeza de terrenos e acaba perdendo o controle rapidamente, podendo atingir até residências.
Cuidados que devem ser tomados
Não inicie queimadas, principalmente próximo a áreas de vegetação;
Não queime lixo, terrenos ou pastagens;
Não jogue bitucas de cigarro na mata, nas ruas ou em beira de estradas;
Não deixe garrafas de vidro em áreas de vegetação (o sol faz o efeito lupa e pode iniciar um incêndio).
Consequências das queimadas
Considerando apenas o aspecto da retirada da vegetação original, as queimadas provocam a alteração e o equilíbrio dos ecossistemas das mais distintas paisagens, uma vez que impacta diretamente, na manutenção da fauna, na circulação de águas superficiais e subterrâneas, nas condições de temperatura e umidade, na liberação de vapor de água na atmosfera.
Outras consequências preocupantes podem decorrer das queimadas:
-Diminuição da biodiversidade.
-Emissão de gases poluentes na atmosfera, piorando a qualidade do ar.
-Aumento das doenças respiratórias – em razão dos gases e partículas nocivas.
-Danos ao patrimônio público e privado – cercas, casas, rede de energia elétrica.
-Agravamento do aquecimento global contribuindo para elevação da temperatura.
-Diminuição da fertilidade do solo que perde matéria orgânica e umidade.
-Intensificação da erosão nas áreas atingidas pelo fogo.
Outros efeitos das queimadas
Outros pontos que sofrem muito em consequência da queimada são o ciclo do carbono e o ciclo hidrologia.
No ciclo hidrologia ocorre a precipitação (chuva) como consequência da evaporação das águas dos oceanos. Parte dessa água é captada pela vegetação e a outra é absorvida pelo solo, onde tem destino ao lençol freático, mas a queimada deixa o solo ressecado impedindo este processo de infiltração.
Quanto ao ciclo do carbono, a queimada libera gases contendo o elemento carbono, em especial CO2 (gás carbônico) e CH4 (metano). Tais gases são bloqueadores de calor e seu acúmulo na atmosfera pode alterar o balanço de energia do planeta e aumentou a temperatura média da superfície (efeito estufa).