Lançada campanha “Monlevade sem fogo”

A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Polícia Militar de Meio Ambiente, Brigada Florestal, Setor de Patrimônio da ArcelorMittal, Conselho de Segurança Pública (CONSEP), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e empresa ADPA iniciaram a campanha “Monlevade Sem Fogo é um Dever de Todos”.

A campanha teve início na manhã do dia 22, no bairro Areia Preta, quando aconteceu uma mobilização com orientações sobre o projeto.

Também foi apresentado o projeto de implementação de um sistema para mensurar variações climáticas sazonais e a poluição do ar provocada por queimadas, em tempo real. O projeto foi desenvolvido pelo professor da UFOP, Edgar Saraiva, em conjunto com outros professores e alunos. O objetivo é investigar a correlação de gases tóxicos das queimadas com as epidemias que incluem doenças respiratórias no município de João Monlevade.

Conforme a secretária de meio ambiente, Fernanda Ávila, “a campanha teve início no bairro Areia Preta, em virtude da região apresentar constantes focos de incêndio. Nesse período de tempo seco, em que as queimadas são mais comuns, é importante que todos os organismos ambientais, entidades e a população em geral trabalhem juntos evitando queimadas em lixo, matas e lotes. Denúncias devem ser feitas pelo 181 (Disque Denúncia) ou na Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone 3852-3151”, afirmou a secretária.

tp

Related post