Urubu-de-cabeça-preta, um grande aliado

Nessa edição vamos falar da ave que creio ser a mais útil do Brasil, o urubu-de-cabeça-preta, mais conhecido simplesmente como urubu.

O urubu-de-cabeça-preta é uma ave grande, chega a pesar mais de 2 kg e ter uma envergadura de asas de quase um metro e meio. É um exímio planador, chegando a atingir grandes altitudes, aproveitando-se das correntes térmicas ascendentes.
O urubu faz parte de uma família que possui 6 espécies no nosso país. Além do urubu-de-cabeça-preta, temos o urubu-de-cabeça-amarela, o urubu-de-cabeça-vermelha, o urubu-rei, o urubu-da-mata e o condor-dos-andes. Dessa lista somente as duas últimas espécies não ocorrem na bacia do Piracicaba. Para muitos (senão todos), pode parecer incrível o condor-dos-andes na lista de aves brasileiras. Realmente é incrível, mas a maior ave de rapina do mundo já foi registrada duas vezes no Brasil, em Mato Grosso e no Paraná, próximo às suas fronteiras com os países andinos vizinhos. E por último temos o urubu-da-mata que ocorre na região amazônica.

O urubu-de-cabeça-preta desempenha papel fundamental no equilíbrio do meio ambiente. Conforme nos informa o site http://www.avesderapinabrasil.com o urubu é responsável pela eliminação de 95% das carcaças de animais mortos na natureza. Com isso, eles ajudam a prevenir a propagação de doenças, eliminando bactérias que poderiam adoecer ou matar muitos animais selvagens e domésticos. Estudos demonstraram que em áreas onde não há urubus, as carcaças levam até três ou quatro vezes mais tempo para se decompor.

Há histórias de graves problemas sanitários em regiões onde as aves necrófagas (que se alimentam de carniça) foram eliminadas.

Hoje se fala tanto da importância das abelhas para a humanidade; arrisco a dizer que estamos no mesmo nível de dependência quanto aos urubus, por questões diferentes, obviamente.

Então caros amigos leitores, podemos ver até beleza, além da utilidade, desses reis do céu, demonstrando que toda função é nobre, nas engrenagens da vida.

tp

Related post