Asbap retira mais de uma tonelada de lixo de Peti

Membros da Associação Santabarbarense de Proteção à Bacia do Peti (Asbap) e voluntários realizaram no último sábado, 25 de julho, uma ação ambiental recolhendo lixo do lago da represa de Peti, sendo essa, a terceira ação de faxina desse ano, segundo o presidente da entidade, Carlos Mackllany. O evento acontece desde 2014.

Segundo informações de Mackllany, nesse último evento foram recolhidos cerca de uma tonelada de lixo, merecendo destaque para as embalagens de isopor: “Percebemos que dessa vez se destaca um lixo antigo, que estava há mais tempo no lago, mas o lixo recente podemos citar as marmitas de isopor – foi uma grande quantidade desse lixo novo”, informou.

Por outro lado o presidente da Asbap comemora a redução do lixo: “Percebemos que com o passar do tempo o volume de lixo vem diminuindo, isso acredito ser o reflexo dos movimentos e campanhas que desenvolvemos: “Fazemos sempre uma roda de viola na região, todo mês, como forma de integrar e conscientizar a comunidade do entorno da barragem”, comentou Mackllany que disse ainda que já existe muita pesca esportiva – no estilo pesque e solte, mas lamenta a existência também da pesca predatória – acreditando ser por falta de consciência e fiscalização.

Nesse último evento, participaram cerca de dez pessoas, inclusive o empresário e presidente da Câmara Municipal de Barão de Cocais, vereador João Batista Pereira que elogiou a atitude da associação: “Foi um dia de trabalho bem proveitoso. Sabemos da necessidade da preservação dessa riqueza, e com isso, recolhemos mais de 1 tonelada de lixo da represa do Peti e ao longo das nascentes” explicou.

João Batista aproveitou para chamar a atenção dos usuários da represa, para que as pessoas mantenham uma consciência de preservação do local: “Agredir o meu ambiente é agredir a nós mesmos. O que a gente percebe é que vem ocorrendo uma agressão muito grande nas cabeceiras da represa; peço que as pessoas se manifestem no sentido de não poluir. Queremos ver a represa preservada”, falou.

Peti
Com uma área de 1.280 hectares, sendo 605 hectares de área terrestre e 675 hectares de espelho dágua, a Reserva de Peti, que se encontra na divisa dos municípios de Barão de Cocais, Santa Bárbara e São Gonçalo do Rio Abaixo, encanta quem a conhece, sendo um dever de todos a sua preservação.

tp

Related post