Vale coloca barragem em Catas Altas em Nível 1

Dois meses após atestar estabilidade, a Vale inicia protocolo de emergência em barragem de Catas Altas.

A Vale iniciou na sexta-feira, 8, à noite, um protocolo de emergência da barragem Dicão Leste, da Mina Fazendão, em Catas Altas (MG), revelou um comunicado enviado ao mercado.

O procedimento, segundo informou a empresa, não requer a evacuação da população a jusante da barragem.

Segundo a Vale, a decisão é uma medida preventiva, resultante da evolução das práticas de gestão de segurança de barragens e da necessidade de incrementar o nível de conhecimento das propriedades geotécnicas da estrutura.

A barragem teve sua declaração de estabilidade emitida em março de 2020. Entretanto, em decorrência desta reavaliação, a estabilidade se tornou negativa.

“O acionamento do Nível 1 da barragem Dicão Leste não impacta o plano de produção de 2020, conforme apresentado no Relatório Produção e Vendas no primeiro trimestre de 2020”, informou a mineradora.

Desacreditada no município

No dia 5 de março a Vale promoveu uma Audiência Pública em Catas Altas para tratar sobre a ampliação de suas minas na cidade.
Na ocasião a empresa foi bombardeada com críticas feitas pelos moradores justamente pela falta de transparência da empresa.
“Agora com mais essa situação, que coloca toda população em alerta, a relação com a empresa ficará mais complicada ainda”, comenta um morador que preferiu não se identificar temendo represárias.

tp

Related post