“Catatau” corre risco de extinção

Conhecido na nossa região como Catatau (Sporophila frontalis), o Pixoxó ou Chanchão é o maior representante de um gênero que se destaca pela cantoria. Curió, Papa-arroz e Coleirinho são alguns “primos” cantores famosos, abarcados pelo mesmo gênero.

O canto do Catatau, que muitos comparam a um forte pulso elétrico, se destaca pela potência, sendo ouvido a grande distância. Tal talento, porém, fez o homem arcaico, aquele que não possuía o adiantamento e nem a tecnologia atuais, a aprisioná-los. A nefasta prática foi passando de geração em geração até que a extinção rondasse o Catatau.

Atualmente se encontra mundialmente vulnerável à extinção (VUL). No nosso estado encontra-se ainda mais ameaçado, na categoria “em perigo de extinção” (EN).

Encontrar um Catatau na Natureza é tarefa difícil, pois fora a caça ilegal, a espécie vem perdendo seu habitat natural, principalmente as florestas que possuem grandes taquarais, de onde vem seu alimento preferido, o “arroz-de-taquara”.

A frutificação do taquaruçu nas grandes florestas atlânticas que ainda restam é um evento grandioso, atraindo inúmeras espécies, principalmente grandes quantidades de Catatau, que, em uníssono, promovem um verdadeiro show (para quem quiser ouvir é só acessar esse endereço eletrônico onde se encontra a gravação de uma parte do “show”:
http://www.wikiaves.com.br/1325358&t=s&s=11651&u=2818).

Tive a satisfação de presenciar tal espetáculo em maio de 2014 em uma grande frutificação no Parque Nacional do Itatiaia, onde pude fazer essa gravação e as fotos que ilustram essa coluna.

No Wikiaves, temos pouquíssimos registros do Catatau na bacia do Piracicaba (onde atualmente é muito raro), distribuídos nos municípios de Antônio Dias, Itabira, Barão de Cocais, Rio Piracicaba, São Gonçalo do Rio Abaixo, Mariana e Coronel Fabriciano. Mas me lembro de relatos de que há algumas décadas a espécie era muito comum na minha cidade, Rio Piracicaba.

Covardia humana

É isso pessoal, a caça ilegal e covarde exterminou esses cantores de regiões onde antes todos podiam apreciá-los. Então… não é uma baita falta de humanidade?! Prender um cantor que Deus criou com asas para poder levar seu canto pra todo canto?!

Amigos, ser cristão é muito mais que praticar cultos exteriores, é viver a solidariedade em todos os níveis. E a Natureza, maior obra da Criação, da qual somos parte, necessita, como nunca, da ajuda de todos!

tp

Related post