Eugênia Scharlé vence Prêmio ArcelorMittal

João Monlevade – O Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente está na reta final. Em 2019, com o tema “Água – economizar para não faltar”, crianças e adolescentes foram desafiados a desenvolver projetos que solucionem o problema hídrico na escola ou comunidade. O julgamento dos projetos inscritos para a etapa local foi feito e os vencedores definidos. A partir de agora, os selecionados concorrerão à etapa nacional.

Em João Monlevade as escolas Líber – Rede Doctum de Ensino, Escola Municipal Eugênia Scharlé, Centro Educacional de João Monlevade e Centec – Rede Doctum de Ensino foram as ganhadoras nas etapas Cientistas Mirins I e II e Cientistas Jovens I e II, respectivamente, além da Apae de João Monlevade, que venceu na categoria das Apaes da região. Os projetos propuseram alternativas sustentáveis para a utilização da água no nosso dia a dia.

A Escola Eugênia Scharlé foi vencedora na categoria Cientistas Mirin II, com a construção de Sistema de Irrigação com Água da Chuva.

O etapa local do Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente, organizada pela Usina de Monlevade, abrange as escolas de João Monlevade, Nova Era e Rio Piracicaba. O ciclo começa no início do ano, quando é feito o convite para todas as escolas públicas e privadas destas cidades.

Este ano, 37 escolas aceitaram o convite e participaram da capacitação no início do ano. Cerca de 10 mil alunos receberam os materiais didáticos do Prêmio. Destas 37 escolas, após o período de desenvolvimento dos trabalhos, 33 escolas inscreveram projetos para concorrer, das quais quatro foram as vencedoras. Estes quatro projetos vencedores contaram com a participação de 277 alunos.

Estimulo a curiosidade

Ao trabalhar a questão em sala de aula, o Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente 2019 provocou em estudantes e professores uma reflexão sobre a importância da água no cotidiano, além do estímulo à curiosidade, ao trabalho em equipe e à experimentação. As atividades tiveram início no começo do ano letivo, com a distribuição de materiais educativos para as escolas. Em todo Brasil, cerca de 900 professores participaram da formação para desenvolverem um projeto de ciências.

Balanço – O Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente é realizado em parceria com as Secretarias Municipais e Estaduais de Educação e de Meio Ambiente. O concurso promove a capacitação de professores, faz a distribuição de materiais educativos e reconhece os melhores trabalhos desenvolvidos pelas escolas e filhos de empregados da ArcelorMittal e da Belgo Bekaert. Em 2018, mais de 94 mil pessoas de 32 municípios foram beneficiadas pela iniciativa.

O etapa local do Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente, organizada pela Usina de Monlevade, abrange as escolas de João Monlevade, Nova Era e Rio Piracicaba. O ciclo começa no início do ano, quando fazemos o convite para todas as escolas públicas e privadas destas cidades. Este ano, 37 escolas aceitaram nosso convite e participaram da capacitação no início do ano. Cerca de 10 mil alunos receberam os materiais didáticos do Prêmio. Destas 37 escolas, após o período de desenvolvimento dos trabalhos, 33 escolas inscreveram projetos para concorrer, das quais quatro foram as vencedoras.
Estes quatro projetos vencedores contaram com a participação de 277 alunos.

tp

Related post