Rio Piracicaba – Simulado de fuga com data marcada

Apesar de um atraso de 9 anos – já que a legislação é de 2010, e só por conta das inúmeras tragédias, enfim, a Vale fará um treinamento com a população de Rio Piracicaba para “fugir” de uma possível ruptura das barragens de lama no município.

Uma obrigação da empresa que ela descarrega no poder público.

As Defesas Civis Estadual e Municipal, com apoio da Vale e da Prefeitura de Rio Piracicaba, iniciam os preparativos para o simulado de emergência das barragens Diogo, Porteirinha e Monjolo, da Mina Água Limpa, em Rio Piracicaba (MG). Para isso, a partir do dia 4 de novembro, serão iniciadas visitas às residências e aos estabelecimentos comerciais das Zonas de Autossalvamento (ZAS) das estruturas.

O objetivo do trabalho é dar continuidade ao levantamento de informações sociais para o Plano de Ação de Emergências de Barragens de Mineração (PAEBM) dessas estruturas, bem como apoiar as Defesas Civis para elaboração dos seus respectivos Planos de Contingência. Serão coletadas informações como número de moradores, idade, necessidades especiais, além do registro de animais domésticos.

O simulado, previsto para ser realizado em 30 de novembro, tem caráter preventivo. A intenção é orientar a população para agir em caso de emergência de barragem. O simulado faz parte do PAEBM.

É importante destacar que as três estruturas estão estáveis e tiveram as Declarações de Condição de Estabilidade (DCEs) renovadas em setembro deste ano.

Related post