ProfÁgua ganha sala exclusiva na UNIFEI Itabira
Diretora do Igam e presidente do CBH Piracicaba participaram da abertura do espaço
Itabira – O ProfÁgua Unifei acaba de ganhar um espaço exclusivo dentro do Campus Itabira.
Em evento realizado no dia 26 de outubro, o professor José Augusto Gonçalves, coordenador do programa em Minas Gerais, recebeu a diretora geral do Igam Marília Melo e o presidente do CBH Piracicaba, Flamínio Guerra, professores do mestrado e alunos quando na oportunidade promoveu a abertura oficial da Sala ProfÁgua do Polo Unifei Itabira.
José Augusto, durante a apresentação da sala, falou sobre as perspectivas vislumbradas diante o ProfÁgua Unifei Polo Itabira.
O espaço será utilizado exclusivamente pelo programa do mestrado, professores e alunos quando do desenvolvimento das atividades relacionadas ao ProfÁgua.
Ainda durante o evento, que contou com a participação de professores do mestrado, dos mestrandos dos anos de 2018 e os recém aprovados 2019, o presidente do CBH Piracicaba e a Diretora do Igam, Marília Melo, proferiram palestra apresentando as respectivas funções e os desafios dos órgãos ora alí representados.
Flamínio Guerra fez uma breve apresentação do Comitê e de seu funcionamento e apresentou ainda os desafios para os próximos anos diante o cenário de escassez hídrica que se configura.
O presidente do CBH Piracicaba disse ainda ao mestrandos das oportunidades que se abrem diante o quadro: “Estamos nos preparando para revisão dos planos de saneamento da bacia e vocês poderão contribuir e muito”, comentou.
Já a diretora do Igam, durante sua palestra, fez um breve relato sobre a situação hídrica mundial, trazendo o tema para o Brasil, concentrando sua apresentação na situação de Minas Gerais.
A diretora foi categórica ao demonstrar que a situação, diante inúmeros fatores, vem se complicando a cada ano e que medidas urgentes precisam ser tomadas para preservar os mananciais, promover o uso racional das águas e desenvolver técnicas para a recuperação da capacidade hídrica do estado.
Saiba mais:
O ProfÁgua é um programa de pós-graduação stricto sensu em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação e tem como objetivo proporcionar a formação continuada dos profissionais que atuam em órgãos gestores de recursos hídricos (em nível federal, estadual e municipal), agências de água, comitês de bacia hidrográfica ou conselhos de recursos hídricos, seja participando desses órgãos ou submetendo pedidos ou projetos de utilização e controle de recursos hídricos.