E.M. Eugênia Scharle “Planta o Futuro”
Ação foi parte das comemorações do Dia da Árvore e marcou o movimento mundial “Friday For Future” em Monlevade
João Monlevade – Seguindo o lema apresentado pelo movimento mundial “Friday For Future” – Sexta-feira para o Futuro, “Menos discursos e mais ação para deter o aquecimento global”, a Escola Municipal Eugência Schale, em parceria com a Expedição Piracicaba, Libertas, Oak Energia, Tribuna do Piracicaba e Cenibra, colocaram em prática o projeto “Plantando o Futuro”.
Ao invés de simplesmente paralisar as aulas e protestar, a escola e parceiros passaram toda a sexta-feira, 20, desenvolvendo atividades voltadas à preservação ambiental e ações que possam gerar ganhos ambientais no futuro.
Palestras, oficinas de reciclagem com garrafas pet e aulas de agro florestas seguidas de plantios preencheram o dia de cerca de 400 crianças, professores, monitores e da direção da escola que acompanhou tudo de perto.
A diretora Jeane Geralda e a vice Maria Núbia Bicalho, envolvidas efetivamente em todo projeto, acompanharam o passo a passo de todas as atividades.
Agro floresta
A Libertas, através de seu sócio proprietário, Djaine Ferreira, ensinou a alunos e professores os princípios básicos da agro floresta, que é um sistema de plantio de alimentos que é sustentável e ainda faz a recuperação de uma floresta, onde todas as plantas vivem em simbiose, em harmonia.
Todos puderam participar do processo da preparação do terreno, do berço para receber as mudas e sementes, do plantio e posteriormente da irrigação.
Nos berços preparados, mudas frutíferas doadas pela Cenibra foram plantadas em consórcio com diversas espécies vegetais – mandioca, margaridão, inhame, amendoin, milho, feijão, tomate, alface, rúcula entre outras.
Essa forma de plantio favorece a recuperação do solo e à produção, já que as várias espécies contam com tempo distintos de desenvolvimento e uma vai contribuindo para o crescimento da outra, além de, durante todo tempo, acontecer a produção de alimentos.
“Tão logo as espécies de crescimento rápido comecem a se desenvolver, podas serão realizadas, deixando no local esse material resultado da poda, gerando com isso matéria orgânica para o solo”, explica Djaine.
Plantando o futuro
O projeto “Plantando o Futuro”, tem por objetivo, além de revitalizar toda a área da Escola, incutir nos alunos a ideia da união da preservação e produção sustentável de alimentos, além da preservação ambiental.
A ação completa prevê o plantio de cerca de 30 mudas de frutíferas e a criação de vários berços que serão adotados pelas turmas da escola, que ficarão responsáveis pela manutenção destes.
A Libertas estará vistoriando regularmente estes berços, orientando sobre os cuidados e propondo as correções necessárias.
Participaram ainda da ação os sócios proprietários da Oak Energia, Diego Lima e Diogo Cota e Geraldo Dindão Gonçalves, editor do Tribuna do Piracicaba – A Voz do Rio.
Essa ação, junto com o projeto de irrigação sustentável, em implantação pela Oak Energia, ainda faz parte de uma introdução ao projeto “Minha Escola Sustentável” que se encontra em fase de estudo junto à direção da escola.
Presenças
Durante o evento marcaram presença o presidente do legislativo monlevadense, vereador Leles Pontes, que também é professor na escola, a prefeita Simone Moreira junto com seu marido Carlos Moreira, o secretário de Educação Teotino Damasceno, a secretária de Meio Ambiente, Fernanda Ávila, e o Chefe do Settran, Breno Lima.
Agradecimentos
À Libertas, Oak Energia, Cenibra, Tribuna do Piracicaba – A Voz do Rio, Djalma Bastos, Pedro Bicalho.