Os Sinos Anunciam…. Quando entrar setembro.

Por: Dindão

Quando entrar setembro…

A bela canção de Beto Guedes, Sol de Primavera, sempre nos levou a imaginar que, ao iniciar o mês de setembro, as flores tomariam conta dos jardins, campos, floretas …

“Quando entrar setembro / E a boa nova andar nos campos / Quero ver brotar o perdão / Onde a gente plantou / Juntos outra vez / Já sonhamos juntos / Semeando as canções no vento / Quero ver crescer nossa voz / No que falta sonhar…

Foi-se esse tempo – estamos findando o mês de setembro e o que vemos é o resultado de nossas ações – incêndios florestais.

Primavera

A primavera começou oficialmente às 4h50 desta segunda-feira, 23 de setembro. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a primavera de 2019 deverá ter menos chuvas do que o normal para esta época do ano, na maior parte do país. A estação vai até o dia 22 de dezembro, quando começa o verão, à 1h19.

Crise hídrica a vista. O Igam já decretou escassez hídrica em parte da bacia do Rio Das Velhas e do Rio Grande… cidades já começarão a racionar água. Você está preparado pra isto?

Não temos planeta B

Uma greve global pelo clima levou milhões de manifestantes às ruas contra mudanças climáticas.
Atos contra o aquecimento global ocorreram em 156 países, incluindo o Brasil, de acordo com os organizadores.
Mais de 5 mil protestos aconteceram, em uma sequência que terminou com uma manifestação gigante em Nova York, Estados Unidos.

Na luta, jovens que, sem um futuro garantido, partiram para definição – “já que não temos futuro, pelo menos haverá luta no presente”.
O movimento é puxado por uma ativista sueca de 16 anos, Greta Thunberg.

Infância e futuro roubados

“Eu não devia estar aqui, eu devia estar na escola, do outro lado do oceano”, afirmou, emocionada, a jovem que lançou o movimento Greve Mundial pelo Clima quando em 2018 decidiu faltar às aulas para protestar junto ao parlamento sueco contra a inércia dos políticos em questões ambientais.

No curto discurso que leu na abertura da Conferência pelo Clima da ONU, Greta Thunberg disse que faz parte do grupo de pessoas com sorte, mas que há gente que sofre e que está a morrer, que há ecossistemas inteiros a desaparecer, e que no planeta se está no início de uma extinção em massa, tudo ao mesmo tempo que os líderes mundiais apenas falam de dinheiro e “dos contos de fadas do crescimento económico eterno”.

E vai esquentar

A temperatura mundial média de 2015 a 2019 deve ser a mais alta de qualquer período de cinco anos já registrado na história, afirma a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) que se dedica à observação do clima. O relatório foi divulgado no domingo 22 de setembro, véspera da reunião de líderes mundiais sobre o aquecimento global. Embora 2019 ainda não tenha terminado, o relatório dá como certa essa projeção.

E aqui o fogo continua

Enquanto o mundo debate o aquecimento global, nas terras tupiniquins o fogo continua consumindo o que resta de floretas de Mata Atlântica.
No Parque Estadual do Rio Doce as chamas consomem a maior reserva de Mata Atlântica do estado de Minas Gerais desde sexta-feira.

Em todo estado incêndios consomem as vegetações dos vários biomas existentes no estado e também a capacidade de combate dos devassados órgãos de defesa social – bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Brigadistas do IEF.

Milhares de homens combatem esses incêndios desde julho, dezenas de aeronaves envolvidas, centenas de veículos, milhares e milhares de litros de combustíveis, ferramentaria e equipamentos, sem contar a manutenção de todo esse exército – milhões de prejuízo que no final termina no bolso do contribuinte.

Mas nem tudo é tragédia

Em meio a esse turbilhão de problemas, muitos ainda buscam soluções e na verdade, se cada um fizesse um pouco, tudo se resolveria.
Em João Monlevade, por exemplo, a Escola Municipal Eugênia Scharle, em parceria com a Expedição Piracicaba, Libertas, Oak Energia, Tribuna do Piracicaba e Cenibra, colocaram em prática o projeto “Plantando o Futuro”.
Seguindo o lema “Menos discursos e mais ação para deter o aquecimento global”, todos colocaram a mão na massa e iniciaram um plantio que promete mudar a cara da escola.

Já em Ipatinga, uma das cidades que vem dando exemplo na gestão ambiental, com ações simples, práticas, baratas e eficazes destacam-se os projetos “Calçada Linda”, que consiste em desenvolver o plantio de espécies adequadas para comporem espaços urbanos sendo que já foram plantadas 1.334 mudas de árvores escolhidas em um vasto catálogo de espécies; outro projeto é o “Pomar Urbano”, que tem como objetivo a recuperação ambiental e paisagística em pontos de despejo irregular de lixo, transformados em espaços verdes e de produção de alimentos.

Também em João Monlevade, São Gonçalo do Rio Abaixo, Catas Altas, Rio Piracicaba e São Domingos do Prata, através das respectivas secretarias de meio ambiente desses municípios, diversas ações vem sendo implementadas visando a recuperação ambiental e consequentemente uma melhor qualidade de vida para os cidadãos. (Vide páginas 4, 7, 8, 9 e 10.

Inteligência artificial

O computar quântico do Google atingiu o estado “supremo” nesse dia 23. Segundo o Financial Times, o processador conseguiu calcular em 3 minutos e 20 segundos algo que o Summit, supercomputador mais avançado do mundo, levaria cerca de dez mil anos. A notícia apareceu no site da Nasa, mas rapidamente foi retirada do ar. Desde o ano passado, o Google fez um acordo com a agência espacial dos Estados Unidos para realizar testes e pesquisas em seus supercomputadores.

Os filmes de ficção científica, como Exterminador do Futuro e Matrix já previam o controle do planeta pela Inteligência Artificial. Enquanto o homem extermina o presente, as máquinas inteligentes podem tomar o poder evitando a destruição do planeta.

Related post