21 – Dia Da Árvore… e a floresta queimou
Geral – O Dia da Árvore é comemorado em 21 de setembro e é o momento oportuno para a reflexão a respeito do desmatamento e da importância da conservação dos recursos naturais.
Entretanto, enquanto esse texto é escrito, o Parque Estadual do Rio Doce, que abriga a maior floresta tropical de Minas Gerais, ARDE EM CHAMAS.
A data tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância dessa grande riqueza natural e foi escolhida por estar próxima ao início da Primavera, que começa no dia 23 de setembro.
Mas, mesmo sabendo da necessidade extrema de proteger esses bem, as autoridades, assim como a própria população, ignora.
Mas, porque dar atenção às arvores?
Afinal, o que são árvores?
As árvores são plantas lenhosas de grande porte que, normalmente, apresentam um único tronco e ramos que formam uma copa. Quando se observa a paisagem, espécies desse tipo são dominantes, além de serem as que possuem maior tempo de vida.
Assim como todas as plantas, as árvores possuem papel essencial na produção de oxigênio. Por meio da fotossíntese, vegetais, algas e algumas bactérias são capazes de transformar a energia luminosa em energia química e fixar o carbono em compostos orgânicos. Durante esse processo, o oxigênio é liberado para o meio.
Apesar de não serem as responsáveis pela produção de todo o oxigênio que respiramos, as árvores vão além – elas são responsáveis pelo controle do clima do planeta.
E mais, além disso as árvores exercem diversos outros papéis ecológicos. As espécies arbóreas, por exemplo, evitam a erosão e melhoram a umidade relativa do ar por intermédio da evapotranspiração. Também servem de moradia para várias espécies de animais, além de fornecer alimento para uma grande quantidade de organismos vivos, inclusive o homem.
Os benefícios não acabam por aí, pois as árvores também ajudam a diminuir a temperatura do ambiente e fornecem sombra para os nossos momentos de descanso e de outros animais. Além disso, são responsáveis por um toque de beleza nas paisagens naturais e até mesmo nas cidades.
Economicamente, as árvores também possuem importância. É por meio desse tipo de vegetal que conseguimos madeira para a construção de móveis e de casas e também adquirimos a celulose, fundamental na fabricação de papel. Também existem espécies que apresentam compostos que podem ser usados na indústria farmacêutica para a produção de medicamentos, perfumes etc.
Sem as plantas arbóreas, teríamos dias mais quentes, com umidade cada vez menor, além de perdemos os nossos locais de sombra. Também enfrentaríamos a erosão do solo e a diminuição de outras espécies de plantas e animais que dependem diretamente das árvores. Além disso, teríamos impactos econômicos, uma vez que as árvores são utilizadas em diferentes indústrias.
Assim sendo, é fundamental que as árvores sejam preservadas e que campanhas de reflorestamento e educação ambiental sejam incentivadas. Proteger o meio ambiente é papel de toda a sociedade e é fundamental que cada um faça sua parte para que as próximas gerações consigam viver e tenham um futuro.