Prejuízos causados pela queimada no solo
A queimada no solo é uma prática antiga, porém, ainda muito usada nas propriedades para limpar a superfície da terra e “prepará-la” para um novo plantio. Mas, usar o fogo com essa finalidade não traz benefícios e, sim, prejuízos tanto ao solo como também aos recursos naturais e à produção. A queimada provoca a retirada de recursos importantes como o nitrogênio, o potássio e o fósforo, que são fundamentais para o desenvolvimento das plantas.
É mais comum identificar a utilização da queimada no solo por produtores que possuem menos recursos financeiros e maquinários adequados para realização da limpeza. Nesses casos, o mais importante é ter informações sobre o trato correto da terra.
Provavelmente você já deve ter ouvido falar que a queimada não traz benefícios para o solo né? Ao longo deste artigo você verá que as consequências são ainda mais graves.
Consequências da queimada no solo
Sob o ponto de vista agronômico, a queimada no solo não proporciona benefícios, pelo contrário, pode trazer sérias consequências. As principais delas são:
Elimina nutrientes fundamentais para qualquer cultura vegetativa, como o potássio, fósforo e nitrogênio; Mata microrganismos que auxiliam no desenvolvimento das plantas; Reduz a umidade do solo e levando à sua compactação; Desencadeia o processo erosivo e outras formas de degradação do solo; Aumenta da liberação de dióxido de carbono, uma das principais causas do aquecimento global; Polui nascentes, águas subterrâneas e rios por meio das cinzas; Destrói habitats naturais.
Impactos gerado pelas cinzas
O solo é à base de todo o sistema agrícola. Dessa forma, as queimadas geram prejuízos na produtividade das culturas e aumenta os custos de produção.
Após as queimadas, as cinzas resultantes contaminam águas subterrâneas e superficiais. As altas concentrações de compostos nitrogenados e potássio são prejudiciais a espécies aquáticas e influenciam diretamente na qualidade da água. Em águas paradas, como em lagos e açudes, ocorre a diminuição da quantidade de oxigênio, que é fundamental para a sobrevivência dos seres aquáticos.
Queimadas são permitidas?
Tecnicamente só é permitida a realização da queimada no solo em casos de emergência fitossanitária. Ou seja, situações em que há grande incidência de pragas e doenças na lavoura. Porém, em períodos fora da época de seca é permitida a utilização da queimada controlada por produtores rurais e brigadistas em unidades de conservação.
No entanto, para aprovação do procedimento é preciso a avaliação prévia de um profissional responsável. Se mesmo com os prejuízos citados até aqui você optar por realizar a queimada no solo, esteja atento a condições climáticas como:
Velocidade do vento; Temperatura e umidade relativa do ar; Teor de umidade do solo e das plantas; Quantidade de material morto ou seco a ser queimado.
Em áreas rurais, a autorização é concedida por órgãos ambientais estaduais. Portanto, realizar a queimada no solo sem esta autorização é considerado crime ambiental, sendo punido dentro dos critérios legais.