Expedição Piracicaba continua com trabalhos

Bacia do Piracicaba – Após concluída a primeira fase da Expedição Piracicaba – Pela Vida do Rio, com a chegada dos navegantes e membros do projeto à cidade de Ipatinga, no dia 5 de junho, os trabalhos tiveram continuidade e ainda, dentro do proposto, deverá ser completado apenas no primeiro semestre de 2020.

Isso, sem contar que, conforme informou um dos coordenadores do projeto, Geraldo Magela Dindão Gonçalves, após todos os resultados do projeto terem sido concluídos e divulgados, começará ai uma outra fase – a de propor ações para reverter o quadro atual da bacia baseado nas análises científicas levantadas: “É um trabalho para muitos anos e constante, o rio não suportará continuar nessa condição atual de perda de volume – o risco de deixar de ser perene é iminente”, comentou.

Prestando contas

Tão logo foi concluída a descida do rio, a coordenação preparou uma edição especial do Tribuna, com 20 páginas, todo colorido, apresentado todos os passos da Expedição, cidade por cidade, destacando as riquezas naturais, culturais e principalmente mostrando o descaso de todos para com a bacia – pontuando também os focos de resistência ambiental existentes em cada cidade.

Dentro desse trabalho foi apresentado durante reunião ordinária do CBH Piracicaba um balanço do projeto, demonstrando os custos, despesas, arrecadação, patrocinadores, busca de novos recursos para continuidade do projeto e os números, até então, da expedição.

Números da Expedição Piracicaba 2019

• Início: 26/5 – Mariana
• Encerramento: 5/6 – Ipatinga
• 20 cidades percorridas / 1.600 km rodados
• 28 profissionais envolvidos /16 pesquisadores
• 82 parceiros, entre órgãos públicos, empresas, ONG’s e lideranças sociais e ambientais
• 37 indicadores serão contemplados na elaboração do diagnóstico da bacia
• +200 entrevistas gravadas em vídeo
• +7.000 fotografias registradas
• +500 vídeos
Tudo disponível no www.expedicaopiracicaba.com e no www.tribunadopiracicaba.com

Continuidade

Além dos trabalhos propostos dentro do projeto, ao qual se encontram em desenvolvimento – que são a Revista Viva Piracicaba! um filme Documentário e os livros Diário da Expedição e Técnico Científico, com todos os dados levantados durante a descida do rio e análises realizadas, outras ações estão acontecendo, reflexo do projeto.

Diante a repercussão do trabalho realizado até então, várias outras ações estão, em consequência disso, acontecendo, como um efeito dominó. Palestras, exposições, apresentações e parcerias estão sendo solicitadas.

A projeto Expedição acaba de receber uma homenagem na Câmara Municipal de Rio Piracicaba (28/08); dia 3 de setembro a Expedição participa da Semana de Engenharia Ambiental da UNIFEI Itabira e dia 7 de setembro participará, a convite da Escola Municipal Eugência Scharle, em João Monlevade, do desfile cívico com o tema Meio Ambiente.

Além disso, o projeto Expedição Piracicaba estará, também em parceria com essa escola, apresentando e implantando o projeto modelo “Minha Escola Sustentável”, como forma de transformar a educação com foco no rio, já que toda ação humana termina com impacto nos cursos dágua.

Expedição Nascentes – Em Busca da Vida

Se a Expedição Piracicaba está sendo trabalhada “Pela Vida do Rio”, a Expedição Nascentes está trabalhando as origens da vida das águas da bacia do Piracicaba.

Esse projeto, que tem como objetivo mapear e verificar as condições das principais nascentes dos principais contribuintes dos afluentes do Piracicaba, estará sendo reativado.

Atendendo uma sugestão da coordenadora adjunta do Profagua da UNIFEI Itabira, professora Drª Eliane Maria Vieira, o projeto estará também mapeando nascentes que secaram, o que poderá nos revelar o tamanho do problema que estamos enfrentando sobre a questão hídrica.

Pessoas e empresas interessadas em obter mais detalhes do projeto podem solicitar através do e-mail contato@tribunadopiracicaba.com

Related post