Uma verdadeira bandeira alada – Gaturamo-bandeira
- Aves do Piracicaba - João Sérgio
- admin
- 29/07/2019
- 0
- 44
- 6 minutos
Comemorando o título da Copa América e principalmente vendo a seleção voltar a jogar bonito (assisti os últimos dois jogos), brindaremos os caros amigos leitores do Tribuna com o passarinho que tem a cara do Brasil, e que, a meu ver, deveria ser o símbolo do nosso país.
Verde, amarelo, azul-anil! Parece hino de copa mas estamos falando do extraordinário gaturamo-bandeira (Chlorophonia cyanea), também conhecido como bonito-do-campo, legítima pintura divina, de deixar qualquer ufanista em êxtase total.
A estrela de nossa coluna ocorre em alguns países da América do Sul, mas a maior parte de sua área de ocorrência é em nosso país. Na bacia do Piracicaba já foi encontrado em alguns municípios abrangidos por serras, como Catas Altas, Barão de Cocais, Santa Bárbara e Itabira.
O gaturamo-bandeira é uma daquelas espécies mais exigentes que depende de alguma vegetação nativa para sobreviver, não ocorrendo por exemplo em pastos e plantações, como nos eucaliptais que abundam em nossa região.
Se quisermos que essa extraordinária espécie continue colorindo a bacia do Piracicaba devemos preservar os remanescentes de Mata Atlântica que ainda não foram destruídos pelo afã desmedido do lucro a qualquer preço.
Às vezes fico me perguntando se o que o dinheiro pode comprar vale mais que o que Deus criou para tornar esse planeta habitável e admirável ao ser humano.
Outra curiosidade que nos causa admiração ante a sabedoria da Natureza é que, diferentemente da vibração do macho (que mais parece torcedor brasileiro em final de copa), a fêmea é bem mais discreta e por um objetivo nobre: não atrair a atenção de predadores quando está chocando e cuidando da prole. Além de bela, a Natureza é perfeita.
Bem pessoal, vou ficando por aqui e espero que esse belíssimo passarinho brasileiro desperte em todos os amigos leitores a urgência da necessidade de preservar não só essa, mas tantas outras joias que existem em nosso país e que estão sob sério risco de extinção.