Texto e fotos: João Sérgio
O gaviãocaboclo (Heterospizias meridionalis), também conhecido como casacadecouro, é um grande gavião campestre (55 cm de comprimento), comum em todo Brasil extraamazônico e pode ser encontrado num rolê em qualquer zona rural da nossa bacia. Preste atenção nos mourões de cerca e em árvores isoladas, ele costuma usálos de poleiro, de onde perscruta o terreno em busca de suas presas.
O gaviãocaboclo também é conhecido como gaviãofumaça devido ao seu hábito de acompanhar queimadas para caçar animais que fogem do fogo. Alimentase também daqueles que pereceram nas chamas. O gaviãocaboclo então é bastante eclético quanto aos seus hábitos alimentares, traça, bem ou mal passado, de insetos grandes a pequenos mamíferos, assim como aves, cobras, lagartos, anfíbios e até caranguejos.
Era criança quando o observei pela primeira vez e nunca mais esqueci daquela cena dele passando voando bem perto, na altura dos olhos, numa aventura com meu tio Eliezer (o Ieié), quando fizemos um trekking numa das montanhas do vale do Piracicaba. Parecia uma águia Fiquei impressionado com o tamanho do bicho (sua envergadura pode chegar a quase um metro e meio)
Décadas mais tarde, em 2013, quando já fotografava, fiz um flagrante de um casal de gaviõescaboclo colando garras, que é um comportamento típico das aves de rapina (minhas favoritas desde sempre), geralmente realizado no período reprodutivo.
E assim vou ficando por aqui, até a próxima pessoal