Notícia
10/1/2023

Plano de Manejo do Areão realiza Consulta Pública

Prefeitura de João Monlevade realiza consulta pública para elaboração do plano de manejo do Areão.

A proposta é que o Areão seja transformado em Unidade de Conservação, para promover o seu uso público.

A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, promoveu uma Consulta Pública para elaboração do Plano de Manejo para instituir a Unidade de Conservação Parque do Areão. Os encontros foram realizados com a população na última segunda-feira (9), no auditório Leonardo Diniz, sede do Executivo e na terça-feira (10), no plenário da Câmara Municipal.

O Plano de Manejo apresenta a sistematização do conhecimento sobre o meio físico e biológico do Parque Municipal do Areão com informações características do local. Os trabalhos foram apresentados pelo engenheiro ambiental Francis Anthony Warrener e pelo biólogo Gustavo Machado dos Santos, que integram a empresa Objetiva, responsável pelo estudo técnico da área. Os trabalhos foram conduzidos pelo vereador Revetrie que contou ainda com a participação dos vereadores Bruno Cabeção, Thiago Titó e Gustavo Prandini presencialmente e Belmar Diniz virtualmente.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Samuel Domingos, as reuniões foram produtivas, principalmente com a participação da população residente no entorno do Areão. “Agora, o próximo passo é juntar todo o diagnóstico para formulação e finalização do Plano de Manejo e, posteriormente, instituir o parque do Areão como uma unidade de conservação, conforme a legislação ambiental”, destaca Samuel.

Durante a reunião, o responsável pela pasta apresentou um breve histórico sobre o parque e os projetos que estão sendo desenvolvidos no espaço para que ele possa servir como uma área verde para a toda comunidade, assim como os que já existem em Ipatinga, Santa Bárbara, Itabira e em outras cidades da região.

Plano de Manejo - O Plano de Manejo consiste em um documento técnico que estabelece o zoneamento e as normas que norteiam o seu uso. O documento inclui aspectos como uso da área, manejo dos recursos naturais e implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade.
Já a Consulta Pública é um mecanismo de transparência e publicidade na elaboração do Plano, pois possibilita o diálogo entre a administração pública e a sociedade, e funciona como um canal de comunicação junto à população afetada diretamente.

Parque do Areão - O Parque do Areão esteve abandonado nos últimos anos e tem recebido manutenção pela Administração Municipal com limpeza, plantio de grama e mudas diversas de espécies da Mata Atlântica, revitalização do Núcleo Municipal de Educação Ambiental do Areão (Numear), iluminação de led e cabeamento subterrâneo, câmeras de segurança, recuperação do solo e outras intervenções. Além disso, estão sendo finalizados projetos que, posteriormente, seguirão para licitação como construção da praça do ciclista com pista de Pump Track”, redistribuição das águas das nascentes, drenagem, cercamento do Parque, construção de portarias e revitalização do escadão que dá acesso ao bairro Lucília.