Notícia
4/1/2023

Consulta Pública para elaboração de Plano de Manejo do Areão

Prefeitura de João Monlevade promove Consulta Pública para elaboração de Plano de Manejo do Parque do Areão.

A Prefeitura Municipal de João Monlevade, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, promove no dia 10 de janeiro (terça-feira), Consulta Pública para elaboração do Plano de Manejo para instituir a Unidade de Conservação Parque do Areão. O encontro será às 18h, na Câmara Municipal e aberto à toda comunidade.

O secretário de Meio Ambiente, Samuel Domingos, enfatizou que o engajamento da comunidade é essencial para a elaboração do documento. “O objetivo do Plano de Manejo é nortear a administração para a construção de um espaço de uso racional para toda comunidade. Por isso é tão importante a participação de todos, principalmente dos moradores vizinhos ao Areão e seu entorno, já que são eles os que mais recebem os impactos de toda e qualquer intervenção no local”, explicou o secretário.

Samuel Domingos destacou ainda que o Plano de Manejo consiste em um documento técnico que estabelece o zoneamento e as normas que norteiam o seu uso. O documento inclui aspectos como uso da área, manejo dos recursos naturais e implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade. Já a Consulta Pública é um mecanismo de transparência e publicidade na elaboração do Plano, pois possibilita o diálogo entre a administração pública e a sociedade, e funciona como um canal de comunicação junto à população afetada diretamente.