Borralhara, esquiva e endêmica da Mata Atlântica
- Aves do Piracicaba
Dindão
- 03/05/2025
- 0
- 8672
- 4 minutos

Ave, amigos!
A estrela desse mês pintou através de uma gravação! Explico.
O editor do Tribuna, o caríssimo Dindão, encaminhou-me uma gravação de uma ave que ele fez no Parque do Areão, em João Monlevade, solicitando a identificação. Depois de “consultar os universitários”, porque não a reconheci (meu ponto fraco), qual foi a minha surpresa quando descobri se tratar da “borralhara”, uma espécie endêmica da Mata Atlântica, ou seja, que só ocorre nesse bioma.
O Parque do Areão fica dentro da cidade e preserva um fragmento daquele bioma, que apesar de pequeno, ao que tudo indica é suficiente para abrigar essa sensacional espécie.
O próprio Dindão nos conta como foi esse encontro:
“Na verdade, o responsável pela gestão do parque, Samuel Domingos, me enviou um áudio pedindo para encaminhar para o editor da coluna “Aves do Piracicaba”, para que ele pudesse identificar a espécie. Como nosso editor demonstrou interesse e dúvidas sobre o bicho, retornei ao parque e tentei localizá-lo através da vocalização gravada, mas, o “fantasma” apenas me brindou com seu canto e até o momento não consegui registra-lo em foto”.
A ave
A borralhara é um grande thamnophilideo, chegando a medir 22 cm de comprimento e possui acentuado dimorfismo sexual, ou seja, a fêmea e o macho são bem diferentes, sendo esse último todo escuro. Alimenta-se de insetos, larvas, pequenos vertebrados e invertebrados, também já a registrei se alimentando de pequenos frutos. Ocorre geralmente em formações florestais até 1400 metros de altitude, do sul da Bahia ao Rio Grande do Sul. Na nossa bacia temos registros para os seguintes municípios (conforme Wikiaves): Antônio Dias, Barão de Cocais, Bela Vista de Minas, Catas Altas, Ipatinga, Itabira, Mariana, Ouro Preto, Rio Piracicaba, Santa Bárbara, São Gonçalo do Rio Abaixo. Notem que nenhum dos quase 52 mil usuários do Wikiaves havia até então registrado essa espécie para João Monlevade, o que torna o registro do Dindão ainda mais relevante, haja vista que o banco de dados do Wikiaves é referência nacional, sendo amplamente utilizado como fonte para pesquisas científicas.
A borralhara é uma espécie de sub-bosque, ou seja, apesar de florestal, você não vai encontrá-la na copa das árvores. Ela é bem conhecida por ser um daqueles “bichos de brenha”, de difícil visualização, então é mais fácil encontrá-la pela vocalização, pois está sempre escondida no meio da densa vegetação que se desenvolve a partir do chão das florestas secundárias, seu habitat preferido.
É isso meus caros, espero que tenham gostado de conhecer a borralhara e até a próxima, se Deus quiser!