Dr. Laércio empossa Conselho Curador da Fundação Parque do Areão

 Dr. Laércio empossa Conselho Curador da Fundação Parque do Areão

Conselho realiza primeira plenária e delibera sobre a proteção do patrimônio da instituição, o Parque do Areão Leonardo Diniz Dias

No dia 16 de abril, o prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro, juntamente com o diretor da Fundação Parque do Areão e Áreas Verdes de João Monlevade, Samuel Domingos da Silva, empossaram os membros do Conselho Curador da instituição. O evento ocorreu no Núcleo Municipal de Educação Ambiental do Areão (Numear), às 9 horas, marcando também a primeira reunião ordinária do colegiado.

Na abertura da assembleia, o presidente da Fundação deu as boas-vindas aos presentes, agradeceu a presença do prefeito e fez uma breve explanação sobre a instituição.

Já Dr. Laércio agradeceu aos presentes pela participação do primeiro grupo de conselheiros da recém-criada fundação, fez um relato de sua jornada política na cidade e lembrou da sua primeira gestão nos anos de 1997/2000, quando foram desenvolvidos projetos para o parque, mas que, infelizmente, não tiveram sequência, destacando que, agora, com a criação da Fundação e do conselho, e com os investimentos realizados nos últimos quatro anos, o espaço terá um futuro garantido.

Fundação e o conselho

 Dando sequência à assembleia, Samuel Domingos apresentou a legislação que ampara a Fundação e o Conselho destacando a Lei Nº 2643/2024, que institui a Fundação, o Decreto Nº 137/2024, que aprova seu estatuto, e a Portaria Nº 469/2025, que designa os membros do Conselho Curador para o biênio 2025-2027.

Esse Conselho é uma unidade colegiada de direção superior da Fundação com caráter deliberativo e atribuições fundamentais, como zelar pelo patrimônio da Fundação, aprovar os planos anuais e plurianuais, avaliar relatórios, prestar contas e deliberar sobre propostas de alienação de bens, entre outras.

O colegiado é composto por representantes da administração pública municipal, da sociedade civil e das universidades públicas de João Monlevade, conforme segue:

Administração Pública Municipal: Titular: Ingrid Stephanie de Morais; arquiteta, urbanista, consultora em sustentabilidade e mestre em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável Suplente: Tatiane Félix de Freitas, Bacharel em Engenharia Ambiental, Licenciatura em Matemática, pós-graduanda em gestão financeira no setor público.

Universidades Públicas: UFOP / ICEA – Titular: Sávio Figueira Corrêa; Professor de Física, pesquisador e extensionista em Ensino de Ciências, Educação Ambiental e Tecnologias Verdes. Suplente: Fábio Rodrigues da Mata.

UEMG / Titular: Rafael Aldihieri Moraes; professor de geoprocessamento. Suplente: Gabriela Von Ruckert Heleno, bióloga, mestre e doutora em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre. Professora adjunta do Departamento de Engenharias e Tecnologias Ambientais.

Sociedade Civil / Cáritas Diocesana de Itabira – Titular: Geraldo Magela Gonçalves; jornalista e ativista ambiental. Suplente: Regiane Aparecida Freitas, Jornalista, voluntárias em projetos sociais e comunicadora popular.

Associação de Serviços Sociais Voluntários de João Monlevade – Titular: Saulo Amaral do Nascimento; brigadista, Bombeiro e presidente da Brigada Florestal. Suplente: Gélix Cassimiro da Silva, bombeiro e brigadista da Brigada Florestal.

Eleição

Ainda durante a assembleia foi realizada a eleição do presidente do Conselho, sendo eleito por aclamação o representante da UFOP/ICEA, Sávio Figueira Corrêa, professor de Física com Mestrado e Doutorado em Ciências Naturais com ênfase em Física Ambiental.

Deliberações

Com uma pauta abrangente, a reunião deliberou sobre temas como a apresentação dos membros e da Fundação, a situação atual do patrimônio da instituição, o “Parque do Areão Leonardo Diniz Dias”, o plano plurianual, a aprovação do estatuto, discussão sobre o regimento interno, a intervenção do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) no Parque do Areão, além da aprovação de projetos em andamento e assuntos gerais.

Seguindo a pauta o Conselho deliberou pela inviabilidade da instalação da rede de esgoto pela via da bacia 1, com ligação pelo bairro Lucília, e solicitou encaminhamento de ofício ao DAE e prefeitura informando tal posicionamento, sugerindo como opções para atender emergencialmente a necessidade do IFMG a instalação de um biodigestor e ou passar a rede pela bacia 4, mas já sugerindo também, como forma mais adequada, a construção de uma mini Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), o que traria ganhos ambientais para todos os envolvidos – Parque do Areão – IFMG – Administração Municipal – DAE e todo o município. 

Dindão Dindão

Dindão

Related post