Rio Piracicaba participou da 28º Dia Internacional de Ação pelos Rios

 Rio Piracicaba participou da 28º Dia Internacional de Ação pelos Rios

Descida no rio e mobilização marcaram evento na cidade, única em Minas Gerais e entre duas no Brasil a participar em rede global

A prefeitura de Rio Piracicaba, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, para comemorar o 28º Dia Internacional de Ação pelos Rios, promoveu um evento de mobilização em defesa dos rios se juntando a inúmeras manifestações espalhadas pelo mundo.

Em Rio Piracicaba o evento contou com uma descida de caiaques no rio que empresta seu nome à cidade – Rio Piracicaba, tendo como ponto de partida a icônica ” Praia do Funil”, um balneário que atraia centenas de pessoas na década de 70 e hoje se encontra degradada.

Os caiaqueiros navegaram até à Rua Beira Rio, no centro da cidade, totalizando 7,4 Km de descida, quando foram recepcionados por alunos da Escola Cívico Militar do Córrego São Miguel, pela fanfarra municipal e dezenas de cidadãos, muitos curiosos pela movimentação atípica no rio.

A comitiva de navegantes também era aguardada pelo prefeito, Augusto Henrique, pela vice-prefeita Aparecida Araújo, pela Secretária de Meio Ambiente Daiana Mendes entre outros secretários municipais, professores, representantes da Polícia Militar de Minas Gerais e contou também com a presença do Presidente do Instituto Águas Para os Rios (IAPORI), Flamínio Guerra, que também é secretário do CBH Doce.

O evento contou com o apoio do Tribuna do Piracicaba – A Voz do Rio e grupo de caiaqueiros da cidade.

Mobilização

Na Rua Beira Rio e Praça Maria do Rosário Caldeira, locais onde eram aguardados os navegantes, foram expostos trabalhos de crianças estudantes da Escola Cívico Militar do Córrego São Miguel, apresentando suas impressões sobre a situação do rio.

Na oportunidade fizeram uso da palavra o prefeito Augusto Henrique, a vice Aparecida Araújo, o presidente do IAPORI, Flamínio Guerra e o editor da “Voz do Rio”, Geraldo Dindão.

Augusto Henrique, que também preside a Amepi, mais uma vez manifestou seu total comprometimento com as questões ambientais, falando dos investimentos do município em saneamento básico e sobre a busca incessante de recursos para as áreas ambientais, base da qualidade de vida da população.

Na oportunidade ele parabenizou a todos os presentes pelas manifestações em defesa das questões hídricas e os caiaqueiros pelo movimento de descida no rio.

Já a vice-prefeita, Aparecida Araújo, deu seu depoimento falando da emoção que sentiu quando da visita ao rio, onde seria construída a rua “Beira Rio”, segundo ela, esse contato próximo com o curso d´água lhe marcou, reafirmando a necessidade de preservação desse patrimônio.

Flamínio Guerra elogiou a iniciativa da prefeitura piracicabense pela realiza do evento e parabenizou o prefeito Augusto pelo cuidado que vem tendo com a cidade, seus cidadãos e em especial a atenção voltada às questões ambientais.

Ação Global

Manifestações aconteceram em todo mundo, atendendo o chamamento da “International Rivers”, ONG que vem lutando pela preservação dos rios a nível mundial.

No Brasil, apesar de ser um dos países que mais sofre com os impactos do aquecimento global, ser o que possuiu o maior número de rios no planeta e que mais tem tido seus rios impactados por ações antrópicas, apenas Rio Piracicaba e Santarém – PA, nos Rios Tapajos e Amazonas, participaram e aderiram oficialmente ao movimento com ações no entorno das águas.

Mensagem da “International Rivers”

Ao agir em nome dos rios, afirmamos que temos o poder de proteger os rios e garantir que as comunidades tenham acesso a água limpa e de fluxo livre e o direito de participar das decisões que afetam diretamente os rios e, em última análise, suas vidas.

O tema do Dia Internacional de Ação pelos Rios deste ano é “Nossos Rios, nosso Futuro”.

Juntos, destacaremos o papel dos rios para apoiar a saúde do nosso planeta e toda a vida na Terra. Nós nos unimos a comunidades em todo o mundo que defendem rios de fluxo livre, protegem os direitos à água e defendem vozes locais na gestão de rios.

As civilizações crescem em torno dos rios; eles são centrais para nossas vidas e para a sobrevivência da vida na Terra. Mas, apesar de sua importância, os ecossistemas de água doce são os mais ameaçados do mundo. As espécies de água doce tiveram um declínio de 83% desde 1970 – o dobro da taxa experimentada em ambientes terrestres ou marinhos. Eles precisam da nossa ajuda. Fale, defenda, proteja, restaure e seja um guardião do rio.

Ação local

Agradecimentos aos caiaqueiros Douglas Vitor, Edcarlos Martins, Geraldo Afonso, Juliana Vitor, Nivaldo e Marcílio Vitor.

A International Rivers

Somos uma organização global com sede em Oakland, Califórnia, e escritórios regionais na Ásia, África e América Latina.

A International Rivers protege os rios e defende os direitos das comunidades que dependem deles.

Trabalhamos com comunidades dependentes do rio e afetadas por barragens para garantir que suas vozes sejam ouvidas e seus direitos sejam respeitados.

Ajudamos a construir redes ativas e com bons recursos de grupos da sociedade civil para demonstrar nosso poder coletivo e criar a mudança que buscamos.

Realizamos pesquisas investigativas independentes, gerando dados e evidências robustos para informar políticas e campanhas.

Permanecemos independentes e destemidos na campanha para expor e resistir a projetos destrutivos.

Nós nos envolvemos com todas as partes interessadas relevantes para desenvolver uma visão que proteja os rios e as comunidades que dependem deles.

https://www.internationalrivers.org/

Dindão Dindão

Dindão

Related post