OS SINOS ANUNCIAM: 2025 COMEÇANDO ACELERADO
- Os Sinos Anunciam
Dindão
- 31/01/2025
- 0
- 6987
- 6 minutos

Se 2024 foi um ano intenso, 2025 já começa indicando que subirá de nível.
Tão logo nos recuperamos das festas de fim de ano, no dia 3 de janeiro já partimos para a “Expedição Aves do Piracicaba” e desse dia em diante não paramos mais – reuniões tratando de projetos de Educação Ambiental na Bacia Hidrográfica do Piracicaba, parcerias hidro ambientais, participação no Grupo de Trabalho do CBH Caratinga para realização da I Expedição no Rio Caratinga, participação nas conferências municipais de meio ambiente de São Domingos do Prata e Rio Piracicaba, reuniões para debater a “Expedição Piracicaba 2025” e participação da organização da primeira assembleia de trabalho do IAPORI.
2025 promete.
“Em busca do Jacu-estalo”
O ano bem começou e já colocamos literalmente o “pé na floresta”, especificamente no Parque Estadual do Rio Doce – PERD.
Entre os dias 3 e 6 de janeiro o “Tribuna do Piracicaba – A Voz do Rio”, através de sua coluna “Aves do Piracicaba”, sob a regência do nosso colunista João Sérgio, iniciamos a primeira etapa da “Expedição Aves do Piracicaba – Em busca do Jacu-estalo”.
Foram três dias com imersão total num dos biomas mais raros atualmente no Brasil, a Mata Atlântica e o maior fragmento contínuo desse em Minas Gerais.
Essa epopeia você acompanha às páginas 6 e 7 dessa edição.
Projeto de Educação Ambiental
Após ser apresentado ao CBH Piracicaba, à Câmara Técnica de Comunicação e Educação Ambiental do CBH Doce e ter sido realizada uma aula “experimental” na RPPN do Caraça com membros dos comitês, o projeto de Educação Ambiental “Monitoramento Hídrico Participativo Vazão”, seguindo o conceito da “Ciência Cidadã”, aguarda parecer da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), para dar prosseguimento ao seu desenvolvimento na bacia.
A ANA precisa liberar um Termo de Referência para direcionar a Agedoce aos procedimentos para contratação do serviço, uma parceria que envolve várias instituições, como o CDTN – BH (Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear, uma das unidades de pesquisa da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), UFMG, UNIFEI – Profágua e Instituto Águas Para os Rios (IAPORI).
I Expedição no Rio Caratinga
Esse editor vem participando ativamente no planejamento da “I Expedição na Bacia Hidrográfica do Rio Caratinga” como consultor do GT Expedição do CBH Caratinga.
A metodologia desenvolvida durante o projeto Expedição Piracicaba Pela Vida do Rio, que envolveu dezenas de entidades e instituições públicas e privadas, municipais, estadual e federal, vem conquistando os CBH´s da Bacia do Doce, de Minas e do Brasil.
Diante do retorno positivo em diversas áreas, as “Expedições” foram incluídas nos “Planos Diretores” dos 6 comitês da porção mineira do Rio Doce e fui convidado a contribuir com os colegas de luta hidro ambiental no planejamento de suas respectivas bacias hidrográficas.
Nesse início de fevereiro fizemos uma visita de reconhecimento na bacia do Rio Caratinga para traçar um roteiro para sua primeira Expedição.
Conferências Municipais de Meio Ambiente
Esse editor participou como palestrante em três Conferências Municipais de Meio Ambiente nas cidades de João Monlevade, Rio Piracicaba e São Domingos do Prata – o tema abordado foi “Aquecimento Global e seus impactos local”.
Durante a participação nesses encontros, destaquei sempre a necessidade de mudança de comportamento da população como forma de contribuir para o combate às mudanças climáticas, deixando bem claro que simples atitudes fazem no final muita diferença – como o simples ato de sempre ter às mãos um copo, evitando com isso o uso de copos descartáveis.
Tudo o que você faz, importa.ades.