Itabira lança programa de pagamento por serviços ambientais

 Itabira lança programa de pagamento por serviços ambientais

Projeto bonifica proprietários de terra em prol da preservação do meio ambiente. Iniciativa foi lançada durante o I Seminário Águas de Itabira

No dia 22, o Dia Mundial da Água, Itabira realizou o I Seminário Águas de Itabira, que aconteceu no auditório da UniFuncesi, de 8h15 às 11h50. O evento contou com palestras e debates relacionadas à crise hídrica e ações para reversão da situação.

Na oportunidade, a Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Secretaria de Agricultura e Abastecimento e Secretaria de Desenvolvimento Urbano, lançou o programa “Águas de Itabira. A iniciativa busca bonificar proprietários de terra que irão assumir o compromisso de cuidar e preservar o meio ambiente.
O prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, participou do evento e afirmou que o grande desafio de Itabira é garantir o fornecimento de água para os itabiranos. Segundo ele “As nascentes precisam ser preservadas e os rios limpos, além da garantia de saneamento básico para a população. A água é um tema muito rico e é fundamental a sua discussão para o desenvolvimento humano, social e econômico. Água é tudo”, destacou Marco Antônio Lage.

Para a diretora-presidente do Saae, Karina Lobo, tanto o I Seminário das Águas quanto o programa simbolizam a esperança e as inovações possíveis para solucionar o problema de abastecimento de água da cidade para os próximos anos.

O secretário de Meio Ambiente, Denes Lott, também destacou que “água é direito humano e por isso nós chamamos atenção para a nossa cidade. Itabira tem água, contudo o acesso é dificultado. E com essa perspectiva que esse seminário é o primeiro de muitos, com grandes resultados”, disse.

Entenda o programa

De acordo com o Decreto n. 1.700 de Dezembro de 2021, o “Águas de Itabira” tem como fundamento legal os pagamentos por serviços ambientais (PSA), permitido segundo a Lei 14.119 de 13 de janeiro de 2021. Com isso, o programa tem a oportunidade de bonificar proprietários de terra conforme o seu engajamento na conservação da biodiversidade, proteção das nascentes e produção de água.

O valor total de recursos previstos para o ano de 2022 é de R$700 mil. O benefício será pago em auxílio financeiro aos participantes que mantiverem as nascentes e matas nativas cercadas e protegidas em propriedade com área igual ou superior a 2 hectares.

tp

Related post