Aves do Piracicaba: a sensacional garça-real

A sensacional garça-real (Pilherodius pileatus), também conhecida como acará, acaratimbó, acaratinga, garça-morena, garcinha e garça-de-cabeça-preta, possui ampla distribuição em nosso país, contudo não é uma espécie comum, sendo sempre uma satisfação encontrá-la, mesmo para observadores mais experientes.

Mede cerca de 60 cm e alimenta-se de peixes, anfíbios e crustáceos que povoam rios, lagos e brejos. Geralmente vive solitária e na nossa região é muito arisca, voando sempre que alguém se aproxima. Mas um persistente e furtivo observador poderá ter o prazer de encontrar essa belíssima garça em qualquer cidade da bacia do Piracicaba e se surpreender com sua exótica beleza.

Nas minhas andanças por nossa região só a encontrei duas vezes: no distrito de Florália, Santa Bárbara, em 16/07/2010, num local totalmente inusitado (num pequeno córrego em meio a um eucaliptal); e em 24/07/2017, num brejo no sítio Potreiro, em Rio Piracicaba.

Consegui documentar fotograficamente ambos encontros. Tais registros estão no maior site de ornitologia do mundo, o brasileiríssimo Wikiaves, excelente site para a ciência-cidadã, em que todos podemos colaborar e aprender sobre a avi-fauna do nosso país.

Eco-consciência

É isso caros amigos leitores, nesse momento obscuro em que vivemos, façamos nossa parte de acordo com o nível civilizatório alcançado, preservando nossos cursos dágua, evitando uso de materiais descartáveis (que inevitavelmente poluirão algum recurso hídrico caso não sejam reciclados), jogando lixo no lixo, e principalmente não fazendo queimadas, as quais suprimem a cobertura vegetal que protege nossas nascentes e mananciais, destruindo o habitat dessa magnífica espécie, além de atingir diretamente o próprio ser humano.

Lembrando que nosso Pai nos deixou uma inigualável, porém única casa pra morar. Se acabarmos com ela estaremos acabando com nós mesmos.

Por João Sérgio

Related post