Notícia
8/12/2019

Emater e prefeitura promovem "Plantio de Água

Rio Piracicaba – Após o sucesso do “Projeto Barraginhas”, realizado na vizinha cidade de Dionísio, que recebeu o Prêmio de boas práticas ambientais, Rio Piracicaba entrou no circuito dos municípios preocupados com o situação hídrica atual e promoveu um “Dia de Campo”, intitulado “Plantio de Água”, objetivando a implantação do “Projeto Barraginhas”.

O “Projeto Barraginhas”, idealizado e colocado em prática pelo extensionista da Emater de Dionísio, Nilton Célio Martins, achou terreno fértil para sua proliferação na região, chegando em Rio Piracicaba no dia 30 de outubro.

Dividido em dois módulos, parte da manhã com aula teórica e na parte da tarde com aula prática, o evento em Rio Piracicaba foi promovido pela Emater local, através do engenheiro Gustavo Caldeira Victer Barbosa, com apoio da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, contando com boa adesão e participação, incluindo a presença do prefeito Sebastião Torres Bueno e do vereador Tarcísio Bertoldo.

O projeto teve início em 2016 em Dionísio e já foram construídas mais de 700 bacias de captação em 86 propriedades.
Objetivo

O armazenamento de água é sempre um desafio para os produtores rurais e pecuaristas do Leste de Minas, principalmente nesta época do ano com a falta da chuva. Pensando em solucionar esse problema, há dois anos a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) em parceria com os produtores do município de Dionísio criaram as barraginhas, que são pequenos poços de armazenamento de água.

Segundo o extensor agropecuário da Emater, Nilton Célio Martins, instrutor do “Dia de Campo” em Rio Piracicaba, o projeto deu tão certo que até recebeu um prêmio de boas práticas ambientais, além de motivar outros produtores a implantar a ideia em seu terreno.

O projeto consiste na construção de bacias de captação de água de chuvas, abastecendo o lençol freático das áreas onde são implantadas.

“Como na região as chuvas são inconstantes, a pastagem acaba ficando degradada, e dai quando chove a água vai toda embora. Se não tiver um sistema, uma forma de segurar a água, o lençol freático vai ficando cada vez mais seco”, orienta Nilton.

Projeto Barraginhas

As barraginhas são barreiras de contenção de água das chuvas, construídas no Brasil a mais de 30 anos.
A EMATER participa de forma ativa, realizando a inscrição e desenvolvimento de projetos, mobilizando os produtores rurais, marcando o local de construção e acompanhando a realização da obra.

Os resultados são visíveis e relatados pelos produtores no dia dia, onde notam o aumento de água nas nascentes, cisternas, poços e cursos dágua, melhorando as condições de vida de todos, principalmente os moradores da zona rural.

Em Rio Piracicaba

A comunidade do Carvalho foi escolhida para receber o “Dia de Campo”, onde durante a aula prática os produtores inscritos puderam participar ativamente de todo o processo da construção das “barraginhas”, desde a escolha do local, até o desenvolvimento da obra.