Notícia
29/5/2022

Presidente da Câmara "salva" parque municipal

Voto “Minerva” do presidente da Câmara garante criação do “Parque Ecológico Municipal”.

Em votação inédita na Casa Legislativa são gonçalense, no dia 5 de maio, durante oitava reunião ordinária, vereadores aprovaram em segunda discussão e votação, o Projeto de Lei nº 05/2022, que “cria o Parque Ecológico Municipal no município de São Gonçalo do Rio Abaixo e dá outras providências”.

De autoria do Executivo Municipal, o projeto foi muito debatido e em votação apertada foi aprovado por apenas quatro votos com direito a prorrogação.

Durante a votação houve uma abstenção e aconteceu um empate com três votos favoráveis e três votos contrários, já que no dia a Câmara estava com apenas 8 vereadores, devido a ausência do vereador Flavinho Terra Branca, licenciado do mandato.

Diante o empate a responsabilidade da decisão ficou para o Presidente da Câmara, vereador Diego José Ribeiro que optou pela aprovação.

Em seu discurso, o vereador Diego, que já vem demonstrando tendência à proteção e valorização ambiental, ressaltou a importância do parque para a cidade, como o incentivo à pesquisa, ao monitoramento e à educação ambientais, e o estímulo às atividades de lazer e recreação em contato direto com a natureza para a população.

Peti

Aproveitando a oportunidade o Presidente anunciou a criação do Parque Natural do Peti, votado anteriormente na Casa, informando que naquela data faltava apenas a assinatura do convênio, sendo que a concessão da estação ambiental do Peti pela Cemig já estava confirmada, de acordo com as informações da Secretaria de Meio Ambiente. “Todo investimento na área ambiental é de grande importância no mundo de hoje”, afirmou.