Notícia
5/9/2021

Fórum das Águas tem nova data

Comissão organizadora do Fórum das Águas debate mudança de data do evento em João Monlevade. Grupo, que discute situação hídrica na cidade, prepara evento sobre a questão

Com a baixa dos reservatórios de água devido à seca, a possibilidade de um eventual racionamento no abastecimento em João Monlevade foi um dos assuntos em debate da reunião da comissão organizadora do primeiro Fórum das Águas da cidade. O grupo, que é composto por representantes da Prefeitura de João Monlevade, Departamento Municipal de Águas e Esgotos (DAE) e Câmara de Vereadores, se reuniu nesta terça-feira (31).

Durante o encontro, o diretor do DAE, José Afonso Martins, foi enfático ao apontar que a situação hídrica da cidade está em alerta. “Caminhamos para um eventual cenário no qual teremos que racionalizar a distribuição de água em João Monlevade. Além dos reservatórios estarem abaixo da normalidade, lidamos com o fator desperdício. Muitas pessoas ainda usam a água tratada para lavar calçadas e carros”, exemplificou.

O alerta do gestor do DAE foi endossado pelo presidente da Câmara, Gustavo Maciel (Podemos), que frisou a necessidade de se criar dispositivos que coíbam esse desperdício, como aplicação de multas e intensificação em ações de fiscalização. Já o secretário de Meio Ambiente, Samuel Domingos, pontuou sobre a importância de conscientização da população sobre a questão.

Mudança de data

Ainda durante o encontro, a comissão organizadora do Fórum das Águas alterou o dia de realização do evento, que passa do dia 21 de setembro para 19 de novembro. A mudança na data ocorre devido ao aumento do número de casos de coronavírus em João Monlevade. “Estamos acertando a programação para oferecermos atividades de forma presencial e online”, comentou o Assessor de Comunicação da Prefeitura, Geraldo Magela “Dindão” Gonçalves.

O Fórum das Águas será realizado na Câmara de Vereadores, com atividades a partir das 8h30. O evento surgiu da necessidade de elaboração de protocolo de ações e metas para a recuperação da Microbacia do Córrego dos Coelhos, localizada na região das Pacas. O local passa por graves problemas de assoreamento em seu curso dágua. Além da falta de matas ciliares, disposição adequada de resíduos sólidos e ocupação irregular das margens dos cursos dágua. Todas essas questões, conforme levantamentos preliminares contribuem para a piora na qualidade do abastecimento de água de toda a cidade.

Durante o Fórum, a intenção é reunir especialistas na área de recursos hídricos para debater os problemas apresentados sobre a Microbacia do Córrego dos Coelhos e, ao final do evento, elaborar uma “Carta de Intenções”, que vai endossar um projeto para a recuperação do curso dágua.

I° FÓRUM DAS ÁGUAS – “MICROBACIA DO CORRÉGO DOS COELHOS”

Objetivo: Apresentar a realidade da Microbacia do Córrego dos Coelhos e buscar soluções para sua revitalização, buscando, além da sua recuperação ambiental, proteger e melhorar a condição de captação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Pacas, onde é a foz desse curso dágua com o Rio Santa Bárbara.

Data: 19 de novembro de 2021

Horário: 8h30 às 17h
Local: Câmara Municipal de João Monlevade

Programação
8h30 – Recepção - Ambientação

1° Bloco
9h às 9h20 – Abertura
9h20 às 11h – Painel / Contextualização
Apresentação da atual situação da Microbacia.
Responsáveis – DAE – SEMMA - ACOM
Especialistas na área de recursos hídricos discorrem sobre os problemas apresentados pelo painel.
Convidados: CBH Piracicaba; CBH Doce; Age-Doce; UEMG; UNIFEI; UFOP
11h às 11h30 – Participação dos convidados presentes na plateia com inscrição de perguntas dirigidas aos palestrantes
11h30 às 13h – Livre - Almoço

2° Bloco
13:30 h às 16h - Momento de construção / Trabalho em grupos
Os convidados divididos em quatro grupos, assessorados pelos palestrantes, discutem sobre o problema e constroem propostas para a solução da Bacia dos Coelhos.

3° Bloco
16h às 17h - Apresentação dos grupos.
Os grupos apresentam as propostas que irão compor o protocolo de ações e metas para a recuperação da Microbacia do Córrego dos Coelhos.
17h - Encerramento

Convidados
•Arcelor Mittal •Vale •MCI •Prefeito e vice prefeito de João Monlevade •Polícia Militar do Meio Ambiente •Câmara dos Vereadores •UEMG •UFOP •DOCTUM •UNIFEI •Representantes das comunidades dos bairros Cachoerinha; Boa Vista e Cidade Nova.

Organização:
•DAE- Departamento de Águas e Esgoto; •Prefeitura de João Monlevade (Secretaria Municipal de Meio Ambiente); •Câmara Municipal de João Monlevade.