Notícia
3/9/2021

Monlevade inicia Projeto Parlamento Jovem

Tema "Meio Ambiente e desenvolvimento sustentável" vem de encontro com propostas do presidente da casa

A Câmara Municipal de João Monlevade deu início no dia 19 de agosto, ao Parlamento Jovem. O Projeto é desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas em parceria com as Câmaras Municipais.

O tema a ser discutido este ano é "Meio Ambiente e desenvolvimento sustentável" e vem de encontro com propostas já apresentada pelo presidente da Casa Legislativa monlevadense, vereador Gustavo Maciel e também do legislativo que inclusive vem debatendo os subtemas que serão tratados pelos jovens.

Dando início aos trabalhos, em uma primeira reunião, além de conhecerem a equipe que vai coordenar os trabalhos, os jovens participaram de uma palestra com o Procurador Jurídico da Casa, Silvan Pelágio, que explanou sobre o funcionamento do projeto e sobre os 3 poderes, Legislativo, Executivo e Judiciário, pilares da democracia.

Gustavo Maciel comentou sobre o projeto reconhecendo ser de grande relevância para a formação da cidadania plena e de novos líderes, parabenizando também pela escolha do tema a ser trabalhado: “Não poderia haver tema melhor nesse momento em que vivemos não só a nível mundial problemas ambientais extremos, como também no Brasil, crise hídrica, seca, incêndios florestal, risco de apagão elétrico. Em nossa cidade também corremos riscos e estamos atentos e já debatendo também sobre a situação”, informou o presidente.

Os subtemas que orientam os estudos e debates do Parlamento Jovem em 2021 são:

Mudanças climáticas e proteção da biodiversidade; Práticas sustentáveis e desenvolvimento econômico; Recursos hídricos e saneamento básico.

Saiba mais:

O que é o Parlamento Jovem de Minas?

Em 2021, o Parlamento Jovem de Minas completa 18 anos. Esse programa de formação política voltado aos estudantes do ensino médio dos municípios mineiros cria a oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual.

A cada ano os jovens escolhem um tema de relevância social e vivenciam atividades de estudo, debates e deliberação que contribuem para sua formação política.

O projeto é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo (ELE), realizada em parceria com diversas câmaras municipais mineiras.

Objetivos do PJ Minas

Estimular a formação política e cidadã de estudantes do ensino médio, por meio de atividades que os levem a compreender melhor a organização dos Poderes, especialmente do Legislativo, e a importância da participação popular no Parlamento; Incentivar o envolvimento das câmaras municipais em atividades de educação para a cidadania e fortalecer o Legislativo municipal; Propiciar espaço para vivência em situações de estudos e pesquisas, debates, negociações e escolhas, respeitando-se as diferentes opiniões; Levar os jovens a se interessarem pela agenda sociopolítica de seu município e pelo exercício da participação democrática na discussão e decisão de questões relevantes para a comunidade.